“Ipiranga em Versos e Prosas” desperta o lado artístico na população

por kary_imprensa — publicado 12/04/2016 12h40, última modificação 12/04/2016 12h38

DSC09788.jpgA arte como forma de libertação. Maneira diferenciada de perceber e contar histórias, de expressar percepções e emoções que escapam ao mero relato. Por ela se marca e constrói-se memória, mas também se reconstrói vidas.

Marta Silva Alves Ramos, Professora, vive de arte e através dela busca fazer a diferença na vida dos que lhe são confiados. Junto aos alunos da Escola Estadual “André Antonio Maggi” e aos idosos do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) desenvolve o Projeto "Ipiranga em Versos e Prosas". O Projeto visa despertar a sensibilidade artística das pessoas, estimulando a conscientização e valorização da história, cultura, costumes locais em forma de poemas, prosas, sonetos, versos. Busca, pela arte, contar a história de Ipiranga do Norte/MT e criar oportunidades de desenvolver talentos. De acordo com a Arte Educadora Marta Ramos, muitas pessoas possuem talento e desconhecem: “O meu papel é despertar este lado poético das pessoas. Aqui tenho descoberto muitos poetas”, afirmou sorridente.

Natural de Rio Verde, Goiás, formada em Arte e Educação, com mestrado DSC09820.jpgem Buenos Aires, Argentina, trabalhou 18 anos com Cultura em sua cidade, e diz que uma das dificuldades ao se trabalhar com arte é a de muitos “vêem como algo banal”, afirmou. De acordo com Marta, a poesia, a arte faz com que os adolescentes consigam expressar sentimentos, situações vivenciadas, que geralmente não conseguem: “É libertação. A arte faz com que se expressem” disse. No ambiente de sala de aula, o trabalho de produzir poesias tem tido boa aceitação dos alunos, que com a ajuda dela, estão escrevendo seus próprios poemas, mesmo sem nenhum tipo de recompensa, ou mesmo nota. Em seu trabalho, não somente tem conseguido despertar talentos, como contribui no encontro de sentido existencial às pessoas em situações de vulnerabilidade. Mesmo em meio à dificuldade, como consequência dos trabalhos realizados, começam a encontrar na arte uma forma de expressão, caminho de libertação de seus “cárceres” emocionais e como um possível projeto de vida.

O Projeto “Ipiranga em Versos e Prosas”, quer se destinar não somente aos alunos, mas a toda a população ipiranguense que se interessar. No futuro, com incentivo do Poder Público, espera-se que se elabore um livro, com as poesias dos moradores do Município, registrando as memóriDSC09838.jpgas do povo.

A apresentação do Projeto aconteceu no dia 27 de abril de 2015, na 12° Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Ipiranga do Norte/MT, onde foram expostas ao público 25 poesias. A mostra do Projeto integrou as atividades da Semana do Município 2015 e ficaram o ano todo disponíveis para visitação.