Cleonaldo França pede a criação de mais pontos de ônibus para os pacientes do SUS de Ipiranga do Norte

por kary_imprensa — publicado 13/06/2018 11h45, última modificação 13/06/2018 11h49

Para o vereador Cleonaldo França (SD) a Prefeitura de Ipiranga do Norte deveria ofertar mais dois pontos de saída do transporte de pacientes da Secretaria de Saúde. Esta foi sua sugestão formalizada pela Indicação n° 049/2018 e aprovada em Plenário na última segunda-feira, 11/06.

Cleonaldo França defende que muitos pacientes moram distantes da Secretaria de Saúde e vários não possuem veículos de condução. Deslocar-se a pé, em plena madrugada e com a saúde debilitada é custoso. A sua sugestão é para que o ônibus da Saúde recolha os pacientes nos três postos de saúde municipais. A medida simples já facilitaria a vida de muitos ipiranguenses que são usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). “Tem muita gente que mora na COHAB [...] que quando chega no postinho  - e tem vez que chega cinco ou seis minutos [atrasado]- e o ônibus já foi embora. A pessoa vai perder aquele benefício, a Prefeitura vai perder porque já está marcado e vai ter que pagar...então não custa nada passar nos pontos”, argumentou.

Em março de 2017 esta mesma indicação (014/2017) foi realizada pelo 2° secretário Jacir Laureano Maria (PSDB), mas não obteve adesão do Executivo. O presidente da Casa, Pedro Alessandro Nascimento (DEM) elogiou o pedido de Cleonaldo França (SD) e afirmou  esperar “que o vereador Cleonaldo tenha mais sorte do que o vereador Jacir [...] e que ela possa ser atendida, até porque é uma indicação que não vai onerar em nada. É só uma questão de vontade”, comentou.

Os vereadores Jacir Laureano Maria (PSDB), Nelson Fernandes (PSB) e Fabiano do Povo também manifestaram apoio e elogiaram a indicação. “Não vejo porque não aprovar. [...] Pode-se fazer um cronograma e pegar primeiro embaixo (COHAB), ir passando e pega os últimos aqui [no PSM] e sair. É só uma questão de se programar”, comentou Nelson Fernandes, líder do governo. Em complemento, o vereador Fabiano apontou a necessidade de se colocar bancos externos no PSF II para os pacientes aguardarem o ônibus, caso a sugestão seja acatada.

Com o apoio unânime, a Indicação n° 049/2018 foi encaminhada no dia de ontem para a Prefeitura de Ipiranga do Norte e aguarda a manifestação do prefeito sobre a adesão ou não quanto a sugestão.