Desenvolvimento de Ipiranga do Norte, Tapurah e Itanhangá é discutido em reunião entre agentes políticos e representantes da sociedade civil

por kary_imprensa — publicado 22/06/2017 21h58, última modificação 22/06/2017 21h58

A reunião realizada na Câmara no último sábado, 17/06, iniciou um processo de aproximação política entre Ipiranga do Norte, Itanhangá e Tapurah/MT. Localizados fora da principal rodovia do médio norte mato-grossense, a BR 163, os Municípios buscam somar forças para solucionar seus desafios, enfrentar os problemas conjuntos e fomentar o empreendedorismo, bem como o cooperativismo para a geração de empregos. Dessa forma, com o aumento da população e da circulação de dinheiro, se favorece um maior desenvolvimento da região.

A sociedade ipiraguense foi convidada a participar da discussão que reuniu 64 pessoas. Destas, marcaram presença: comerciantes, agricultores, pequenos produtores, artesãos, empresários, cooperativas, sindicatos e representantes da CDL, SEBRAE e da EMPAER, bem como autoridades e agentes políticos dos três Municípios.

Convidado pela Câmara, o engenheiro agrônomo Áureo Fróes Moraes Júnior apresentou a sua experiência exitosa no cultivo e na comercialização de limão, e como a produção, bem como a mercantilização local de produtos hortifrutigranjeiros pode ser viável. Isto, se trabalhado em toda a sua cadeia produtiva, sem a negociação via atravessadores. Com base em um levantamento de dados sobre o fluxo de demanda e venda de alguns produtos comercializados nos supermercados de Ipiranga do Norte/MT, pode-se constatar o potencial de mercado comprador interno. Itens como frutas e legumes agregariam maior riqueza no Município se fossem produzidos e comercializados na região. A medida diminuiria o valor de aquisição ao consumidor, incentivaria os pequenos produtores e beneficiaria o comércio como um todo pela maior circulação de dinheiro.

Para o presidente Pedro Alessandro Alves Nascimento (DEM) é importante que haja uma união entre os municípios de Ipiranga do Norte, Itanhangá e Tapurah para encontrar alternativas de desenvolvimento da região. Para tanto, será preciso realizar um estudo aprofundado sobre o potencial e as limitações desses Municípios e, com base nesses dados, desenvolver um projeto. Núcleos de discussão deverão ser criados entre as várias categorias da sociedade civil, cuja colaboração conjunta contribuirá para a sua elaboração.

Na oportunidade, o presidente Anilson Antonio Martins (PSC), da Câmara de Tapurah, comentou sobre a luta que seu município enfrenta para que o Governo do Estado de Mato Grosso prossiga com a pavimentação da MT 010. A obra, quando realizada, beneficiará a logística dos três Municípios. Para tanto, pediu o apoio das autoridades municipais a fim de somar forças, trabalhar na busca pelo andamento da obra e assim fortalecer os vínculos entre as localidades.

Outro ponto abordado na reunião tratou dos altos custos do transporte do lixo da região ao distrito de Primaverinha.  A proposta inicial é a construção de um aterro sanitário, com separação e reciclagem do lixo, de forma que atenda aos três municípios. A ideia está sendo estudada e será avaliado o seu custo, bem como a sua viabilidade. Um grupo de mulheres ipiranguenses revelou interesse na atuação da coleta seletiva e desejam, desde já, formar uma cooperativa para o atendimento desta necessidade local.

A próxima reunião será realizada no dia 7 de julho, em Itanhangá/MT. Outros municípios deverão ser mobilizados e convidados a integrar o grupo de discussão.  Confira a relação de autoridades políticas presentes neste último sábado:

Itanhangá/MT

• Emerson Sabatine (PSB) - Vice-prefeito e Secretário de Planejamento e Finanças;
  • Eleandro Cassol (PSDB) – Presidente da Câmara de Vereadores;
  • Leandro Martins Pinto (PSDB) – 1° Secretário da Câmara de Vereadores;
  • Alexandre Caminski (PPS) – Vereador;

Tapurah/MT

• Anilson Antonio Martins (PSC) – Presidente da Câmara de Vereadores;

Ipiranga do Norte/MT

• Lisandro Ferreira (PDT) - Vice-prefeito;
  • Marcelo Jardel Bresolin – Secretário de Coordenação Geral e de Agricultura, Indústria e Comércio;
  • Pedro Alessandro Alves Nascimento (DEM) – Presidente da Câmara de Vereadores;
  • Marcos Augusto de Matos Vargas (DEM) – 1° Secretário da Câmara de Vereadores;
  • Cleonaldo França (SD) – Vereador;
  • Alessandro Alessi Campos (PSB) – Vereador;
  • Valdecir Strada (PDT) – Vereador;
  • Fabiano Arlindo Gonçalves (DEM) - Vereador;

Assista a reunião em nosso canal do Youtube:

Confira as fotos em nossa fanpage fb.com/cmipirangadonorte: