Ipiranga do Norte: Vereadores reclamam da sujeira urbana

por Karynne Fernandes publicado 21/11/2018 10h45, última modificação 21/11/2018 10h50
Após as cobranças dos vereadores, a Secretaria de Obras iniciou nesta segunda-feira (19) a coleta de entulhos. A ação de mutirão ocorrerá durante toda a semana.
Ipiranga do Norte: Vereadores reclamam da sujeira urbana

Foto registrada na Avenida Rio Amazonas em 13 de novembro de 2018.

Não é preciso andar muito pelo Bairro dos Pássaros para avistar a grande quantidade de bags e entulhos em frentes às residenciais. Folhas, galhos, madeiras, restos de materiais de construção estão depositados a céu aberto. A demora na coleta tem indignado os moradores que cobram dos vereadores providências junto a Prefeitura Municipal de Ipiranga do Norte/MT.

Na 36ª Sessão Ordinária, realizada no dia 12 de novembro, o vereador Junior Federice fez uso da tribuna para registrar a sua reclamação sobre a situação precária no serviço de limpeza pública e contestou a justificativa dado pelo colega Nelson Fernandes, líder do Governo, em que ao explicar as dificuldades da Secretaria de Obras para realizar o depósito adequado pediu paciência por parte dos munícipes. “Tá horrível a nossa cidade, tá feia, tá suja e o povo não aguenta mais”, replicou Junior. Indignado, Federice reclamou que o Executivo tem que agir antes que surja um surto de dengue e que o prefeito Pedro Ferronatto precisa andar mais na cidade. “Vai esperar dar dengue? Vai esperar dar doença  nas nossas crianças? [...] Eu não sei...eu acho que o prefeito não anda na cidade. Não é possível que não enxerga”, disse.

O vereador Cleonaldo França também se pronunciou em apoio recordando que esta tem sido uma cobrança antiga dos vereadores e que é necessário organizar novamente um cronograma das atividades de coleta dos entulhos. Também comentou que, em seu ponto de vista, realizar um mutirão de “um final de semana” não irá solucionar o problema. Entretanto, destacou que os moradores também precisam colaborar na manutenção da limpeza e não jogar lixo onde está sendo limpo.

Mutirão de limpeza

Após as cobranças dos vereadores, a Secretaria de Obras iniciou nesta segunda-feira (19) a coleta de entulhos. A ação de mutirão ocorrerá durante toda a semana e é importante que os moradores realizem a separação dos materiais de seus entulhos, não misturando restos de obras com folhas e madeiras. Isto, a fim de facilitar e otimizar o trabalho de coleta a ser realizado pelo serviço do Executivo ipiranguense.