Junior Federice sugere a construção de faixas de pedestres elevadas em frente das escolas

por kary_imprensa — publicado 05/03/2018 11h30, última modificação 06/03/2018 09h06

Segurança no trânsito. Esta é a preocupação do vereador Junior Federice (PSD) manifestada em tribuna na noite da 4ª Sessão Ordinária, 26/02. Ele defende que seja construído faixas de pedestres elevadas, ou lombadas, em frente das escolas ipiranguenses. Isto, como forma de aumentar a segurança dos pedestres, com foco nas crianças.

Durante a sessão, Junior Federice (PSD) comentou que presenciou recentemente um acidente de trânsito envolvendo uma criança de bicicleta e um veículo durante a saída da escola. “Semana passada aconteceu: Uma criança saiu correndo de bicicleta e bateu num carro. E se cai debaixo do pneu e morre? [...] Três anos a gente vem pedindo isso! [...] Estou vendo qualquer hora dar um acidente grave com alguma criança!”, cobrou. A partir disso, comentou a importância não apenas das faixas elevadas e/ou lombadas, mas de se trabalhar a educação para o trânsito nas escolas e atuar na prevenção de acidentes através da conscientização.

A Indicação n° 017/2018 aponta, inclusive, a necessidade da criação da lei de municipalização do trânsito como forma de planejar e regulamentar o tráfego urbano. A referida lei torna a Prefeitura responsável pelo planejamento, projeto, operação, fiscalização e educação de trânsito. Assume, inclusive, o gerenciamento de questões relacionadas ao tráfego urbano, bem como rural, ao pedestre, ao estacionamento, à implantação da sinalização, estruturando estas questões. Em 2017, os vereadores Fabiano do Povo (DEM), Cleonaldo França (SD) e Marcos Vargas (DEM) cobraram esta mesma reivindicação por meio da Indicação n° 059/2017. Em resposta, realizada em 26 de abril de 2017, a Prefeitura de Ipiranga do Norte/MT afirmou que as faixas de pedestres elevadas não seriam construídas no exercício daquele ano e que a sugestão sobre a Lei de Municipalização do Trânsito foi encaminhada ao Departamento Jurídico para manifestação de parecer sobre o tema em pauta.  

Entretanto, Junior Federice (PSD) ressalta a importância da construção dos redutores de velocidade mesmo se não houver a possibilidade da criação da lei de municipalização do trânsito. “Se não pode fazer a lei de trânsito que é um custo alto, [...] guarda municipal - é um projeto grande que todos os vereadores vem pedindo - mas faça essas lombadas elevadas. Que aí a criança vai andar ali”, disse.  

Mais indicações de Junior Federice (PSD):

Indicação n° 012/2018: Sugere a construção de campo de futebol municipal ou campo society. Em justificativa, o vereador ressalta que há seis anos a proposta se encontra prevista no Plano Plurianual, sem efetivação, e que a situação afeta a realização de campeonatos desportivos.   

Indicação n °016/2018: Aponta a necessidade de instalação de internet com disponibilidade exclusiva para o Cartório Eleitoral. Segundo a nota justificativa, a atual banda larga é dividida entre todos os setores do Ganha Tempo, tornando-a mais sobrecarregada e consequentemente lenta, afetando o bom rendimento no atendimento aos cidadãos.

Assista a tribuna:

 

registrado em: