Marcos Vargas refaz pedido de dedetização e instalação de portões na Casa Mortuária

por kary_imprensa — publicado 13/03/2018 18h20, última modificação 14/03/2018 11h19
O espaço compartilhado com a Pastoral da Criança recebe mensalmente mães e crianças para as Celebrações da Vida.

Na 5ª Sessão Ordinária, 05/03, o vereador Marcos Vargas (DEM) encaminhou à Plenário duas demandas referentes à Pastoral da Criança e a Casa Mortuária. Por meio das indicações n° 022 e 023/2018, o parlamentar aponta a necessidade de dedetização, bem como da instalação de grades e/ou portões no local.

Quanto a dedetização, em abril de 2017, o tema foi discutido em Plenário pelos vereadores. Na época, pela Indicação n° 063/2017, o democrata Marcos Vargas alertou sobre a infestação de morcegos e pombas, ao qual expunham riscos à saúde dos munícipes que utilizam o local. Em resposta, a Prefeitura afirmou que o indicado seria encaminhado para a Secretaria de Obras  para providências.

Passado 11 meses, o vereador Marcos Vargas (DEM) refez o pedido (Indicação n° 022/2018) e recorda que o espaço é utilizado pela Pastoral da Criança para o atendimento de crianças de zero a seis anos, cuja situação, sem a devida dedetização, expõe os moradores a riscos de infecções e problemas respiratórios. Atualmente, a Pastoral da Criança dispõe de parte da estrutura do prédio da Casa Mortuária para a realização das Celebrações da Vida, atuando de forma gratuita e voluntária em favor das crianças. Desta forma, para Marcos, é justo que recebam atenção e reconhecimento por parte do Prefeito. “Esta indicação foi colocada ano passado e não foi atendida. [...] Espero que seja atendida, pois o trabalho tão bem feito que o pessoal faz ali na Pastoral da Criança eu acho que deve ter um reconhecimento do senhor prefeito e dos demais que estão no poder público”, disse.

Sobre a demanda por portões e/ou grades, este assunto também já tramitou na Casa pela Indicação n° 033/2017, em março de 2017, cuja autoria pertenceu ao democrata Fabiano do Povo. Tanto a reivindicação antiga, quanto a atual refeita por Marcos Vargas (DEM), destacam a necessidade dos portões e/ou grades como medida preventiva à segurança das crianças que frequentam a Pastoral. É comum ser oportunizado momentos recreativos nas Celebrações da Vida e devido a ausência de portões, o risco de dispersão das crianças na rua é alto. Segundo Marcos, a Pastoral já cogitou arrecadar fundos para a instalação, mas como a entidade não possui recursos e depende de doações, os custos altos impossibilitaram a concretização.

Em resposta a esta demanda, no ano passado, a Prefeitura de Ipiranga do Norte a interpretou como sendo  voltada a segurança do patrimônio e escreveu: “Considerando o baixo valor patrimonial alocado no espaço indicado, torna-se secundária a necessidade de construção de grades, se observado no âmbito da segurança do local. Desta forma, agradecemos o indicado e informamos que oportunamente o mesmo poderá ser atendido”.

Ambas indicações de  Marcos Vargas (DEM) já foram encaminhadas ao Executivo Municipal. No momento, aguarda-se a nova resposta sobre a possibilidade de atendimento.

Mais indicações do vereador:

Indicação n° 024/2018: Cobra a instalação de placas de sinalização de trânsito no Bairro dos Pássaros.

Assista ao pronunciamento em Tribuna:

Mais indicações do vereador:

Indicação n° 025/20148: Cobra a instalação de placas de sinalização de trânsito no Bairro dos Pássaros.