Presidentes legislativos do Vale do Teles Pires buscam somar forças e defender interesses da região

por kary_imprensa — publicado 10/04/2019 13h30, última modificação 10/04/2019 13h41

Foto: Karynne Fernandes | ASCOM

Reunidos em Ipiranga do Norte na última sexta-feira, 05/04, os presidentes das câmaras de vereadores da região do Vale do Teles Pires discutiram sobre as principais demandas em comum entre os 16 municípios e a criação de uma bancada para defendê-las com maior força política.

O objetivo dos parlamentares é fortalecer o legislativo da região, com a união das 16 câmaras, em vista de potencializar a representatividade na reivindicações junto às esferas estadual e federal. Isto, em assuntos de interesse comum, tais como: investimentos na Saúde Pública, principalmente ao Hospital Regional de Sorriso; estradas e rodovias; melhorias na telefonia e internet móvel; energia elétrica; regularização fundiária; dentre outros.

A próxima etapa será a formalização da criação da bancada, intitulada como União Parlamentar do Vale do Teles Pires, que deverá reunir os legislativos de Sinop, Sorriso, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Feliz Natal, Vera, Ipiranga do Norte, Nova Ubiratã, Itanhangá, Tapurah, Santa Rita do Trivelato, Cláudia, União do Sul, Santa Carmem, Nova Maringá  e Tabaporã. Juntas, esses municípios somam uma população estimada em mais de 440 mil, com território de 101 510 235 km² e 18,12 % de participação no Produto Interno Bruto do Mato Grosso. “Precisamos mostrar a nossa força para os governantes lá em cima”, disse Cláudio Oliveira, presidente da Câmara de Vereadores de Sorriso durante o encontro.

Segundo Eluir Cavassin, presidente da Câmara de Ipiranga do Norte/MT, a bancada irá articular um encontro com parlamentares do Senado e da Câmara dos Deputados. Destes, o senador Wellington Fagundes e o deputado federal Neri Geller se dispuseram em recebê-los. Deverá, inclusive, ser encaminhado o convite aos 24 deputados estaduais mato grossenses. Uma nova reunião dos presidentes está prevista para 5 de maio, na Câmara de Nova Ubiratã/MT.