Vereadores visitam setor chacareiro e dialogam sobre as necessidades dos pequenos produtores rurais

por kary_imprensa — publicado 08/05/2018 12h05, última modificação 08/05/2018 12h11

Na manhã desta segunda-feira, 07/05, os vereadores Fabiano do Povo (DEM), Pedro Alessandro (DEM), Marcos Vargas (DEM), Jacir Laureano Maria (PSDB) e Cleonaldo França (SD) visitaram o Parque das Emas para dialogar com os moradores sobre a realidade do setor chacareiro, saber de suas necessidades, bem como conhecer os produtos desenvolvidos.

Junto ao agrônomo e secretário de Coordenação Geral, Marcelo Jardel Bresolin, o presidente da Associação de Chacareiros, Davi Saldanha e munícipes, dialogaram sobre as possibilidades de fomento da agricultura familiar em Ipiranga do Norte/MT, bem como o auxílio na criação de modos de comercialização dos produtos. Uma parceria entre a Câmara de Vereadores, Prefeitura e a Associação de Chacareiros planeja promover os pequenos produtores do Município.

Um grupo de mulheres ipiranguenses vêm analisando a possibilidade da criação de uma cooperativa para geração de empregos ao público feminino. Para tanto, tem visitado diversas cooperativas para contribuir no discernimento sobre o campo de trabalho e na formulação de planos de ação. No ano passado, junto ao presidente Pedro Alessandro, estiveram em Lucas do rio Verde/MT para conhecer os trabalhos de uma cooperativa de reciclagem. As ipiranguenses Sheila e Lucimar Borges estão avaliando a criação de uma horta orgânica no Município com o apoio dos poderes públicos municipais.

Segundo o presidente da Câmara, Pedro Alessandro Nascimento (DEM), nesta parceria a Secretaria de Agricultura forneceria as sementes, insumos, assistência técnica e auxiliaria na busca por canais de comercialização. Por parte das pequenas produtoras ficaria o desenvolvimento dos trabalhos com a mão-de-obra e a efetiva comercialização das hortaliças orgânicas. Sobre a terra, ainda está sendo discutido a hipótese da utilização de parte da área da Associação de Chacareiros do Parque das Emas para o cultivo.

Na sequência de visitas, os vereadores da Casa estiveram na horta hidropônica cultivada pelo sr. Augusto Magnagnagno onde dialogaram sobre o manejo e a realidade da agricultura familiar. Atualmente, a produção de hortaliças sem solo (hidroponia) abastece o seu próprio supermercado em Ipiranga do Norte/MT.