PROJETO VEREADOR MIRIM 2024

por Interlegis — publicado 15/09/2022 13h25, última modificação 04/03/2024 13h43

Mato Grosso: Indea recebe 60 novos veículos para auxiliar nas fiscalizações

por kary_imprensa — publicado 11/03/2019 08h18, última modificação 11/03/2019 08h18
Ipiranga do Norte está entre os municípios contemplados.
Mato Grosso: Indea recebe 60 novos veículos para auxiliar nas fiscalizações

SECOM/MT

O Estado de Mato Grosso recebeu 60 novos veículos para auxiliar nas atividades de fiscalização e educação sanitária vegetal em todo Estado. A cerimônia de entrega dos carros foi realizada nesta quinta-feira (07.03), no salão nobre Clóves Vettorato, no Palácio Paiaguás, em Cuiabá. Os veículos serão destinados para as unidades regionais do Instituto de Defesa Agropecuária (Indea) de 57 municípios do Estado.

Todos os veículos são modelo Fiat Strada 1.4, equipados com direção hidráulica, vidros elétricos e ar-condicionado. “Com certeza os nossos técnicos poderão trabalhar com mais segurança, com mais conforto e com mais agilidade”, disse o presidente do Indea-MT, Tadeu Mocelin.

Os automóveis foram locados com recursos do convênio de cooperação técnica firmado entre o Indea e o Fundo de Apoio a Cultura da Semente (Fase-MT), no valor total de R$ 3.903.918,67. O prazo do convênio vai até o ano de 2020. O presidente do Fundo, Gutemberg Carvalho Silveira, lembra que os carros são trocados periodicamente e o Fase é responsável também pelo abastecimento, ou seja, o Indea não tem custo nenhum.

Durante a solenidade, ainda foram entregues 55 kits de informática, compostos de notebooks e impressoras, adquiridos em parceria com o Instituto Mato-Grossense do Algodão (IMA-MT). “Isso vai facilitar a fiscalização e outras questões fitossanitárias”, afirmou o representante do IMA, Carlos Ernesto Augustin.

“Essa parceria proporcionou a renovação de 60 veículos e 55 kits de informática. Parcerias como essa, que focam no resultado e na entrega de um serviço para a população serão uma constante nesse governo”, afirmou o secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho.

Os municípios que receberão os veículos são: Água Boa, Canarana, Nova Xavantina, Ribeirão Cascalheira, Alta Floresta, Nova Monte Verde, Arenápolis, Campo Novo do Parecis, Denise, Diamantino, Nova Olímpia, Tangará da Serra, Barra do Garças, Ponte Branca, Cáceres, Mirassol D’Oeste, Porto Espiridião, Chapada dos Guimarães, Cuiabá, Poconé, Rosário Oeste, Brasnorte, Porto dos Gaúchos, Juína, Ipiranga do Norte, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Nova Ubiratã, São José do Rio Claro, Sorriso, Tapurah, Colíder, Matupá, Terra Nova do Norte, Campos de Júlio, Comodoro, Pontes e Lacerda, Sapezal, Alto Araguaia, Alto Garças, Alto Taquari, Campo Verde, Jaciara, Juscimeira, Pedra Preta, Poxoréo, Primavera do Leste, Rondonópolis, Santo Antônio do Leste, Paranatinga, Alto da Boa Vista, Confresa, São Félix do Araguaia, Vila Rica, Cláudia, Sinop e Vera.

Ainda estiveram presentes na solenidade o secretário de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, o deputado estadual Ondanir Bortolini – Nininho, e servidores dos municípios contemplados com a entrega.

Fonte: INDEA/MT

Prefeito Pedro Ferronatto participará, nesta segunda-feira, da sessão ordinária para esclarecer questionamentos dos vereadores

por kary_imprensa — publicado 11/03/2019 08h45, última modificação 11/03/2019 08h48

Em 04 de fevereiro, o vereador Pedro Alessandro Nascimento solicitou a presença do prefeito Pedro Ferronatto na Casa. Isto, a fim de dialogar sobre os assuntos pertinentes ao município, esclarecer sobre problemas reclamados pelos ipiranguenses e responder aos questionamentos dos vereadores.

Na última quarta-feira, 06 de março, a Casa recebeu a resposta ao Requerimento n° 003/2019, com a confirmação da presença do prefeito na 6ª Sessão Ordinária, a ser realizada na noite de hoje, às 19 hs. “Conforme eu fui comunicado pela contadora Mariza (Konrath), esperamos que realmente na próxima segunda ele esteja aqui presente, para que a gente possa ter aquele debate saudável - para o bem do município”, disse Pedro Alessandro.

Academia da saúde e parquinho infantil ao Residencial Vida Nova são indicadas por vereador

por kary_imprensa — publicado 11/03/2019 10h42, última modificação 11/03/2019 10h42
Academia da saúde e parquinho infantil ao Residencial Vida Nova são indicadas por vereador

Arquivo 2017.

“Academia é saúde”. Assim exclamou o vereador Junior Federice ao defender a sua indicação n° 014/2019, na 3ª Sessão Ordinária (18/02). Esta pede a criação de uma academia da saúde e um parquinho infantil destinada aos moradores do conjunto habitacional Vida Nova.

Segundo o vereador, vários moradores têm-lhe feito este pedido sob o argumento da distância (são 1,8 kma partir do ponto mais distante na Rua das Jabuticabas) entre o residencial e a praça Ilberto Effting para a utilização da academia e do parquinho. Ressaltou que academia é saúde, pois, a atividade física diminui a busca pelos serviços de saúde, sem contar a oportunidade de acesso às pessoas que não tem condições de pagar uma academia privada.

A sua Indicação n°014/2019 visa atender as demandas dos ipiranguenses daquela região e cobrar o cumprimento das promessas do Executivo dos planos de governo que não ainda foram cumpridas. “Tá na hora que essa indicação saia do papel: é um parque infantil e uma academia ao ar livre para a população do conjunto habitacional”, disse.

Elogiado pelo vice-presidente Jacir Laureano Maria, a indicação obteve aprovação unânime, sem ressalvas e já foi encaminhada na mesma semana ao Executivo ipiranguense. Entretanto, ainda não houve resposta oficial sobre a possibilidade de atendimento. “Tem área pública ali que pode fazer o campo, a academia e o parque”, finalizou Junior.


Indicação pede à Prefeitura ipiranguense a instalação de parque pedagógico para o CMEI Primeiros Passos

por kary_imprensa — publicado 11/03/2019 11h30, última modificação 11/03/2019 11h32
Indicação pede à Prefeitura ipiranguense a instalação de parque pedagógico para o CMEI Primeiros Passos

Imagem meramente ilustrativa.

Em contato com as pedagogas do Centro Municipal de Educação Infantil “Primeiros Passos”, o vereador Junior Federice teve conhecimento de uma necessidade da instituição: um parquinho infantil pedagógico. A partir disso, encaminhou ao plenário da 3ª Sessão Ordinária, 18/02, a Indicação n° 015/2019, na qual formalizou o pedido ao Executivo de Ipiranga do Norte/MT.

O CMEI “Primeiros Passos” possui um público infantil entre as faixas etárias de 6 meses aos 3 anos, idades em que o brincar não é meramente recreativo, mas integra o processo de desenvolvimento psicomotor sadio.  Para as crianças, o parquinho infantil pedagógico têm um grande papel em suas vidas na medida em que traz benefícios físicos, cognitivos, sociais e de aprendizagem. "No parque as crianças poderão realizar seus exercícios pedagógicos, físicos, melhorando sua qualidade de vida, saúde e aprendizagem”, escreveu Federice em nota justificativa.

A Indicação n° 015/2019 obteve aprovação unânime e foi encaminhada ao prefeito Pedro Ferronatto para conhecimento da necessidade. Até o momento aguarda-se a resposta sobre a possibilidade de atendimento no vigente ano.  


Vereador pede a construção de lavanderia para o EMEI Crescer e Aprender

por kary_imprensa — publicado 11/03/2019 12h20, última modificação 11/03/2019 12h20
Vereador pede a construção de lavanderia para o EMEI Crescer e Aprender

Imagem meramente ilustrativa. Não corresponde ao dia da sessão.

Na 3ª Sessão ordinária, 18/02, o vereador Junior Federice encaminhou ao Plenário a Indicação n° 016/2019. Esta, aponta ao Executivo de Ipiranga do Norte a necessidade de construção de uma lavanderia fechada na Escola Municipal de Educação Infantil “Crescer e Aprender”.

Para Federice, a obra não custará caro ao Município, melhorará o ambiente de trabalho das profissionais da educação e oferece mais segurança às crianças, na medida em que evita riscos de contato destas com os utensílios da lavanderia.

Na votação, a Indicação n° 016/2019 recebeu aprovação unânime e sem ressalvas. Até o momento não há resposta oficial da Prefeitura de Ipiranga do Norte quanto à sugestão.


Vereador pede melhorias nas estradas do Parque das Emas no período da seca

por kary_imprensa — publicado 11/03/2019 12h55, última modificação 11/03/2019 12h55

Junior Federice realizou, na 4ª Sessão Ordinária (25/02), a Indicação n° 017/2019. Esta, pede ao Executivo de Ipiranga do Norte o planejamento de ações de manutenção de todas as estradas do Parque das Emas para o período da seca.

O vereador enfatizou que o seu pedido não é imediato, devido às chuvas recorrentes do verão matogrossense. Entretanto, é necessário um bom planejamento para atender esta demanda dos chacareiros quando o tempo for favorável, na seca.

Assista ao pronunciamento completo:


Vereador cobra renovação dos equipamentos de informática do DETRAN Ipiranga do Norte

por kary_imprensa — publicado 11/03/2019 13h29, última modificação 11/03/2019 13h29
Vereador cobra renovação dos equipamentos de informática do DETRAN Ipiranga do Norte

Arquivo 2018.

O vereador Junior Federice refez o pedido realizado por Eluir Cavassin, em 2018, quanto a necessidade de renovação dos computadores, bem como da impressora do DETRAN de Ipiranga do Norte/MT.

Embora seja um órgão estadual, a agência local é mantida por meio da parceria com a Prefeitura, que lhe dá suporte. Atualmente a impressora e os computadores utilizados são antigos e defasados que dificultam a eficiência e a agilidade dos trabalhos. O pedido de Federice, pela Indicação n°023/2019, é que o Executivo ipiranguense adquira novos computadores e uma impressora multifuncional para o órgão.

A referida indicação foi aprovada por todos os vereadores durante a 5ª Sessão Ordinária, de 06 de março de 2019, e encaminhada à Prefeitura de Ipiranga do Norte/MT.   


Pavimentação asfáltica nas avenidas Rio Amazonas e Rio Branco é cobrada por vereador

por kary_imprensa — publicado 12/03/2019 13h13, última modificação 12/03/2019 13h13
Pavimentação asfáltica nas avenidas Rio Amazonas e Rio Branco é cobrada por vereador

Avenida Rio Amazonas.

Na 4ª Sessão Ordinária, 25/02, Junior Federice encaminhou duas indicações sobre a necessidade de pavimentação asfáltica. Uma no trecho da Av. Rio Branco, próxima a BRF, entre a Borracharia Dois Irmãos até a Auto Elétrica São Mateus (Ind. 018/2019) e a outra na continuidade da Av. Rio Amazonas (Ind. 019/2019).

Quanto à Indicação n° 018/2019, o vereador afirmou que os moradores da região tem cobrado a conclusão do pequeno trecho sem pavimentação na Avenida Rio Branco, que dá acesso à Rua das Andorinhas. O lamaçal se esparrama sobre o asfalto próximo e gera incômodos aos passantes. Ele afirma que o custo não seria alto em pavimentar o trecho e sugeriu que se construa uma rotatória no local, a fim de organizar o trânsito.  

Na Indicação n° 019/2019, Federice pediu que o Executivo que possa dar atenção às necessidades dos moradores da Av. Rio Amazonas e realize a pavimentação asfáltica. Afirmou que é uma avenida bonita, mas que sofre com a poeira e a falta de iluminação pública, que expõe os moradores a riscos. “Tem hora que parece que este lado da cidade é esquecido. [...] É totalmente diferente do lado de lá”, reclamou ao comparar a diferença de atenção dada entre os bairros.

Ambas indicações foram aprovadas e encaminhadas ao Executivo ipiranguense. “Já que é o projeto do prefeito nesses 1 ano e 10 meses no mandato dele asfaltar a cidade. que pelo menos essa rua (avenida) ele dá uma atenção [...], porque está horrível”, disse.




Presidente pede a manutenção em estrada de acesso à Mogiana

por kary_imprensa — publicado 12/03/2019 14h00, última modificação 13/03/2019 08h38

Eluir Cavassin pediu na 4ª Sessão Ordinária, 25/02, o alargamento e o cascalhamento de 2 km de estrada na região da ponte do Rio Branco, de acesso à Mogiana.

Segundo o presidente da Casa, o trecho é bastante estreito e encontra-se danificado a ponto de comprometer a segurança do tráfego. Comentou que a realidade do local prejudica a visibilidade da ponte, ocasionando o encontro de veículos e, em dias chuvosos, forma-se atoleiros que dificultam a subida na lomba.

A rota é muito utilizada por carretas e maquinários agrícolas nos períodos de safra e safrinha. Colheitadeiras, por exemplo, necessitam de espaço para trafegar em segurança. Dessa forma, Eluir Cavassin pediu que seja dado prioridade na estrada, em um trecho de 1 km antes, mais 1 km depois da ponte do Rio Branco. “Precisa arrumar para não dar um acidente fatal”, finalizou.

Construção de bueiros 

Relacionado ao tema, o vereador Valdecir Strada realizou a Indicação n° 021/2019, na qual solicitou a construção de bueiros e quebra-molas nas estradas das chácaras do Rio Branco. Mas ressaltou: "Tem que fazer para todos ou não fazer para ninguém", disse Strada. 

"Não vai fechar", afirmou Junior Federice sobre o Banco do Brasil em Ipiranga do Norte

por kary_imprensa — publicado 19/03/2019 13h04, última modificação 19/03/2019 13h04

Desde o assalto ocorrido em 19 de dezembro de 2018, a agência do Banco do Brasil de Ipiranga do Norte tem sido alvo de especulações sobre a possibilidade de seu fechamento. Sem o atendimento de caixa, devido a grande destruição causada por seis assaltantes em sua infraestrutura, os clientes tiveram as suas rotinas bancárias afetadas, tendo que recorrer às agências de cidades vizinhas para grandes transações. Isto, têm causado uma diminuição no movimento do Banco do Brasil local.

Ciente dos boatos, o vereador Junior Federice esteve recentemente junto com o deputado estadual Nininho, em Cuiabá/MT, e solicitou uma audiência com a Superintendência Regional do Banco do Brasil para tratar sobre a agência local e as dificuldades enfrentadas pelos ipiranguenses. Segundo  Federice, lhe foi informado que, devido aos grandes danos na infraestrutura, a normalização no atendimento ainda irá demorar, mas que o processo de reforma já encontra-se em andamento. "Não vai fechar. Essa agência não vai fechar. É uma agência que tem um fluxo muito grande, principalmente na agricultura e o nosso Município como é quase 100 % agricultura, ela (superintendente regional) deixou claro que não vai fechar", afirmou. 

Na oportunidade, pediu a instalação de caixas eletrônicos em comércios da cidade a fim de atender a demanda por saques, que atualmente só estão sendo realizadas via Lotérica.

Assista ao discurso completo:

Nota de Pesar por Leonita Bianchini

por kary_imprensa — publicado 19/03/2019 14h15, última modificação 19/03/2019 14h15

A Câmara de Vereadores de Ipiranga do Norte recebe com muito pesar a notícia do falecimento da senhora Leonita Bianchini nesta segunda-feira, 18/03.

 Pioneira em Lucas do Rio Verde, onde residiu desde 1981, possuía muitos familiares em nosso município de Ipiranga do Norte/MT. 

Às famílias Bianchini e Carlot apresentamos a nossa solidariedade e prece neste momento de separação, dor e luto. 

Confira as últimas indicações dos vereadores Strada e Junior Federice

por kary_imprensa — publicado 20/03/2019 11h10, última modificação 20/03/2019 11h07

Manutenção de estradas, limpeza urbana, sinalização de trânsito e melhorias na estrutura de atendimento do Posto de Saúde Municipal. Esses são os assuntos das quatros indicações, realizadas pelos vereadores Junior Federice e Valdecir Domingos Strada, nas sessões de 06 e 18 de março. Confira:

 

 

INDICAÇÃO Nº 024/2019

 AUTOR: Nelson Junior Padilha Federice.

 

 “Indica ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal a necessidade de construir faixas elevada em frente as escolas municipais, no município em Ipiranga do Norte/MT.” V

 

INDICAÇÃO Nº 025/2019

AUTOR: Nelson Junior Padilha Federice.

 

“Indica ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal a necessidade de adquirir cadeiras para o atendimento ao publico para o PSM, no município em Ipiranga do Norte/MT.”

 

INDICAÇÃO Nº 026/2019

 AUTOR: Valdecir Domingos Strada.

 

 “Indica ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal a necessidade da instalação de uma bueiro e recuperação da estrada vicinal que liga a MT010 para a MT110, trecho próximo a Fazenda Irmão Didomenico, nesta cidade.”

INDICAÇÃO Nº 027/2019

 AUTOR: Valdecir Domingos Strada.

 

 “Indica ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal a necessidade da recuperação e limpeza do asfalto na Rua dos Sabias, nesta cidade.”

Pedro Alessandro tem requerimento atendido e o prefeito comparece na Câmara para esclarecimentos

por kary_imprensa — publicado 20/03/2019 15h10, última modificação 20/03/2019 15h10

A 6ª Sessão Ordinária, 11/03, foi marcada pela presença do prefeito Pedro Ferronatto para esclarecer dúvidas e responder aos questionamentos dos nove vereadores da Câmara de Ipiranga do Norte/MT.

Durante a palavra livre, o vereador Pedro Alessandro Nascimento, autor do Requerimento n° 002/2019 em que requisitou a presença do chefe do Executivo ipiranguense, iniciou a série de perguntas. Estas, se referiram a limpeza urbana e  jardinagem; situação das estradas e aquisição de cascalho; microcrédito; reabertura da Sala do Empreendedor; Fomento e suporte à agricultura familiar; Plano de Cargos, Carreiras e Salários dos servidores do Poder Executivo Municipal; e a terceirização de serviços públicos.  

“Uma das coisas que eu considero mais simples de serem resolvidas é a questão da limpeza. Acho que Ipiranga do Norte é uma cidade que poderia hoje já ter uma limpeza mais arrojada. A gente já poderia ter um trabalho de jardinagem mais bonito, a cidade mais apresentada tanto para nós que aqui vivemos, quanto para as pessoas que vem de fora”, disse Pedro Alessandro em sua primeira pergunta.

Assista:


 

Em seguida, foi a vez de Cleonaldo França. Ele dirigiu quatro perguntas ao prefeito ipiranguense: Situação da perimetral e quanto a possibilidade de asfaltamento; Previsão de término do Centro de Eventos; Situação do programa de habitação popular e se irá concretizar neste ano vigente de 2019; e a inauguração do laboratório da Escola Estadual André Antônio Maggi.  

Assista:

Marcos Vargas questionou se, com a chegada dos maquinários novos, a Secretaria de Obras traçará um cronograma das atividades e as prioridades na manutenção das estradas.

 

Junior Federice trouxe em pauta a precariedade da ponte na MT 242 e questionou sobre a possibilidade da Administração Municipal estabelecer parceria com o Governo do Estado e com a União para a sua solução. Em um segundo ponto, o vereador  comentou sobre a demanda por um campo de futebol público e perguntou sobre a possibilidade de atendimento. Em seguida, pediu explicações sobre a carência de agentes comunitárias de saúde para a cobertura total do Município. Por fim, questionou se há planejamento de manutenção das estradas do Parque das Emas, bem como a situação da Delegacia da Polícia Civil.  Assista:

 

Valdecir Domingos Strada trouxe em pauta uma reclamação de uma usuária do SUS sobre o não fornecimento de alguns medicamentos. Assista:

Já o Fabiano do Povo comentou e fez questionamentos  sobre: o programa de habitação popular; Problemas e necessidades dos postos de saúde; As dificuldades na permanência de profissionais da saúde, principalmente médicos, pela OSCIP; Políticas de incentivo à investidores para a geração de empregos; Previsão de finalização e inauguração de obras; Apoio da Prefeitura à EXPOIPIRANGA; E quanto a criação de um laboratório de análises clínicas municipal.


Na oportunidade, o vice-presidente Jacir Laureano Maria reclamou das barreiras de inibição do tráfego de caminhões na cidade. Afirmou que estas atrapalham a circulação dos ônibus e que estes precisam percorrer trajetos mais distantes dos pontos. Na sequência, perguntou sobre a destinação do lixo de Ipiranga do Norte e a situação das discussões em torno  da MT 010.

O último a direcionar seus questionamentos ao prefeito, o presidente Eluir  Cavassin perguntou sobre: A situação e previsão da implantação do PROERD; A instalação e melhorias na sinalização de trânsito; Problemas na drenagem da água das chuvas na Rua das Palmeiras; Situação do pagamento das verbas indenizatórias aos policiais militares; e por fim, os planos futuros da Administração para resolver a situação do tráfego de caminhões nas safras e o diálogo com os caminhoneiros locais.    

Quanto ao líder do Governo, Nelson Fernandes, não quis fazer perguntas. Afirmou que “as minhas perguntas eu tiro diretamente com o prefeito e com os secretários que tenho esse livre acesso”, disse.  

Presidente solicita informações sobre contratos com a COOPSERVS e a OSCIP para fiscalização

por kary_imprensa — publicado 26/03/2019 10h29, última modificação 26/03/2019 10h29

Dois requerimentos, do presidente Eluir Cavassin, passaram em Plenário na 7ª Sessão Ordinária, realizada em 18 de março. Estas, solicitam da Prefeitura Municipal de Ipiranga do Norte informações referentes a um leilão público de veículo, bem como os gastos e o quadro de pessoal com a COOPSERV’s e a OSCIP.

Em uso da tribuna, Eluir Cavassin iniciou sua fala comentando o Requerimento n°05/2019, que trata sobre o leilão público. Explicou que o comprador de um veículo leiloado pela Prefeitura está enfrentando problemas para transferir os documentos para si. Sem a documentação do veículo, o comprador tem cobrado a resolução de seu problema que já se estende por alguns meses. A partir disso, o presidente solicitou informações sobre a situação do processo de transferência e quais medidas serão tomadas para a sua solução.

Já o seu segundo requerimento da noite, n° 03/2019, requisitou uma cópia dos contratos firmados com a Cooperativa dos Prestadores de Serviços de Sorriso (COOPSERVS) e com a Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), e os seus respectivos quantitativos de funcionários. Para Cavassin, os serviços de limpeza urbana não têm atendido as demandas da cidade e com o contrato da COOPSERVS em mãos pretende analisar o tipo de parceria firmada entre as partes. Quanto a OSCIP, pretende fiscalizar os gastos, pois - a seu ver - é uma forma de burlar o limite de gastos com folha de pagamento estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal.

Ambos requerimentos já foram protocolados no órgão Executivo na semana anterior. No momento, aguarda-se o atendimento dos pedidos de informações dentro do prazo regimental de 15 dias.

 

Campo de futebol

 

Na oportunidade, Eluir Cavassin comentou sobre a situação degradada da área destinada à construção do estádio municipal e afirmou não acreditar que a Prefeitura vá construir o campo até o final de 2019, como prometido. “Está a deus dará aquele campo!”, reclamou. O pedido de muitos atletas é para que haja ao menos um campo de futebol público, para que não dependam de campos particulares. Assim eles teriam a liberdade de realizar os seus campeonatos e treinos.

Em apoio, o 2° secretário Marcos Vargas afirmou diversos atletas estão dispostos a ajudar na formação do campo, com o plantio de grama. No entanto, para isso é necessário que a Prefeitura possa aplainar o terreno com os seus maquinários, mas que nem assim eles têm sido atendidos. Disse que procurou o apoio para conseguir uma patrola particular para realizar este serviço, mas não teve êxito.

“A gente ia trazer essa patrola ali para tentar emparelhar aquilo ali... pois é só emparelhar que o Prof. Audirlei falou que o resto ele termina e até com a nossa colaboração, pois, todos nós gostamos de futebol poderíamos ir lá ajudar também”, finalizou.     

Assista:

Marcos Vargas solicita informações sobre os aluguéis da Prefeitura para esclarecer boatos em circulação

por kary_imprensa — publicado 26/03/2019 13h56, última modificação 26/03/2019 13h56

O 2° secretário Marcos Vargas encaminhou para a 7ª Sessão Ordinária, 18/03, Requerimento n°04/2019 em que solicita a informação de quais prédios estão atualmente alugados pela Prefeitura e quais valores pagos.

Recentemente ocorreram mudanças de localização das secretarias de Saúde e de Assistência Social que, do ponto de vista do vereador, foram para melhor. Entretanto, há muitos boatos de que os motivos teriam sido políticos e não de necessidade. A fim de esclarecer este ponto aos cidadãos, o vereador Marcos Vargas encaminhou o Requerimento n° 04/2019, solicitando as informações. Ele pretende, com isto, saber os motivos das mudanças e os valores pagos em todos os aluguéis. Isto, a fim de dar transparência aos munícipes. 

O vereador Junior Federice elogiou o requerimento do colega, e disse que tais mudanças são importantes as suas comunicações para que os munícipes possam acompanhar a forma como estão sendo geridos os recursos públicos. Em plenário a aprovação foi unânime.  

 

Vereadores comemoram aquisição de novo ônibus da Secretaria de Saúde adaptado para cadeirantes

por kary_imprensa — publicado 27/03/2019 09h33, última modificação 27/03/2019 09h33

Um novo ônibus está à disposição dos ipiranguenses usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Adquirido por R$ 285 mil, o atendimento desta demanda tornou-se possível com a entrada de recursos da União, solicitada pelos vereadores em maio de 2018 ao senador Welligton Fagundes, que destinou a emenda impositiva.

Os vereadores Eluir Cavassin, Nelson Fernandes, Junior Federice e Valdecir Strada comemoraram o atendimento deste pedido realizado por eles no Senado Federal, em Brasília. Isto, permitiu a aquisição do ônibus adaptado para cadeirantes, e outros portadores de necessidades especiais, com capacidade para 25 passageiros.


Economia: Sessões ordinárias passarão a ser realizadas pela manhã e reduzirá despesas

por kary_imprensa — publicado 02/04/2019 10h51, última modificação 02/04/2019 10h51
Economia: Sessões ordinárias passarão a ser realizadas pela manhã e reduzirá despesas

Imagem ilustrativa. Não corresponde ao dia da matéria.

Da segunda a noite à manhã. Esta é uma das mudanças realizadas pelos vereadores da Casa quanto às sessões ordinárias, aprovada por unanimidade em 25 de março. O intuito é uma melhor regulação da rotina de serviços administrativos e a redução de gastos.

Com a alteração no Regimento Interno da Casa, realizado pelo Projeto de Resolução n° 02/2019 aprovado, as sessões passarão a ser realizadas todas as segundas-feiras às 8 horas da manhã, podendo acontecer nas sextas-feiras no mesmo horário, quando necessário. Tal mudança terá o benefício da redução de despesas com pessoal, que devido às sessões noturnas trabalhavam fora do horário regular de expediente e implicava no direito a horas-extras ou na compensação em banco de horas.

Outro ponto modificado é quanto aos prazos de tramitação dos projetos. Anteriormente, estes vinham se mostrando insuficientes para análises mais minuciosas, dado ao considerável número de projetos encaminhados em regime de urgência especial pela Prefeitura de Ipiranga do Norte à Câmara.

Com a aprovação unânime do Projeto de Resolução n° 02/2019, as mudanças já foram sancionadas pelo presidente Eluir Cavassin e estão em vigor.

  

Presidente solicita informações sobre a previsão de início do PROERD

por kary_imprensa — publicado 02/04/2019 12h00, última modificação 02/04/2019 12h00

Na 8ª Sessão Ordinária, o presidente Eluir Cavassin encaminhou ao Plenário o Requerimento n° 06/2019. Este, solicita informações sobre o andamento de implantação do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, a ser aplicado pela Polícia Militar em parceria com a Prefeitura Municipal de Ipiranga do Norte e escolas.

Em 11 de março, o prefeito Pedro Ferronatto esteve na Câmara para dialogar, esclarecer dúvidas e questionamentos dos vereadores, bem como munícipes presentes. Na ocasião, o presidente Eluir Cavassin perguntou sobre a situação da implantação do Proerd mas não obteve resposta objetiva sobre o assunto. O prefeito Pedro Ferronatto comentou que o programa já estaria organizado para iniciar os seus trabalhos nos próximos dias e que faltaria pequenos detalhes para isso, mas não informou datas ou maiores detalhes.

A partir disso, Eluir Cavassin formalizou por escrito a solicitação das informações, a fim de poder sinalizar sobre a previsão de início e comunicar às famílias interessadas no programa.

Fabiano do Povo sugere desapropriação de cascalheiras para solucionar problemas de manutenção das estradas

por kary_imprensa — publicado 02/04/2019 12h05, última modificação 02/04/2019 12h05

O 1° secretário do Legislativo, Fabiano do Povo, fez uso da tribuna na última segunda-feira, 25/03, para comentar sobre sua Indicação n° 034/2019. Esta aponta a necessidade de aquisição de área adequada para a destinação do lixo urbano e entulhos.
Na oportunidade, comentou sobre a necessidade de cascalhos para a manutenção das estradas e a dificuldade em consegui-los. Na sua opinião, a Prefeitura de Ipiranga do Norte precisa desapropriar as cascalheiras para solucionar este problema. Assista:

Cleonaldo França reclama de danos nas calçadas de residências realizados pelo SAAE

por kary_imprensa — publicado 02/04/2019 12h40, última modificação 02/04/2019 12h38
Cleonaldo França reclama de danos nas calçadas de residências realizados pelo SAAE

Imagem ilustrativa. Não corresponde ao dia da matéria.

O vereador Cleonaldo França apontou, na 8ª Sessão Ordinária (25/02), sobre as reclamações de alguns munícipes quanto aos danos causados nas calçadas residenciais em serviços do SAAE.

Pela Indicação n° 029/2019, o vereador formalizou a cobrança para que a autarquia ao realizar os serviços de consertos nos vazamentos de água nas residências, repare os danos causados no calçamento. Em nota justificativa, destacou que “as calçadas são obras particulares e realizadas pelos munícipes de acordo com o Código de Postura, em que os mesmos pagam para sua execução” e que a não reparação do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) acarreta prejuízos aos moradores e ao próprio Município.

A indicação obteve unânime aprovação e foi encaminhada à Prefeitura de Ipiranga do Norte para conhecimento e providências.

Assista a tribuna de Cleonaldo França:

 

Eluir Cavassin faz seis indicações de melhorias para a Escola N. Sra. Aparecida

por kary_imprensa — publicado 02/04/2019 13h30, última modificação 02/04/2019 13h35

Após visitar pessoalmente as instalações da Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida e dialogar com as profissionais da educação, o presidente Eluir Cavassin encaminhou ao Plenário seis indicações de necessidades da instituição. Confira:

 

Indicação n° 030/2019: Instalação de portão eletrônico para garantir maior agilidade e segurança às crianças no controle da entrada;

 

Indicação n° 031/2019: Necessidade de dedetização de morcegos e a limpeza dos forros com grande concentração de dejetos. “Esses dejetos causam infecção pela inalação de esporos de um fungo que é encontrado frequentemente em fezes de pássaros e de morcegos”, justificou em nota;

 

Indicação n° 032/2019: Calçamento de toda a área em torno da escola;

 

Indicação n° 033/2019: Reforma dos banheiros da ala antiga;

 

Indicação n° 035/2019: Contratação de vigias para todas as escolas municipais para favorecer maior segurança às crianças, pais e professores contra pessoas mal intencionadas;

 

Indicação n° 036/2019: Aquisição de novos computadores para os laboratórios de informática. Isto, a fim de “facilitar, melhorar o ensino dos alunos e qualidade dos professores que os utilizam para ministrar essas aulas”, justificou.

 

As seis indicações de Eluir Cavassin tramitaram nos dias 25 de março e 1° de abril. Todas foram aprovadas com louvor pelos vereadores da Casa e encaminhadas ao Executivo ipiranguense para conhecimento e possíveis medidas. 

Assista a tribuna:


Cleonaldo comenta sobre a criação do Centro de Tradições Nordestinas

por kary_imprensa — publicado 04/04/2019 13h15, última modificação 04/04/2019 13h17

Valorizar a cultura nordestina em terras ipiranguenses. Este princípio motivou a criação do Centro de Tradições Nordestinas no Município. Com o Estatuto aprovado, o vereador Cleonaldo França subiu na tribuna na 9ª Sessão Ordinária, 1°/04, para comentar sobre este passo rumo ao cultivo e resgate da cultura raiz de parcela expressiva da população de Ipiranga do Norte/MT.

Em um breve pronunciamento, Cleonaldo França expressou entusiasmo com a participação significativa de nordestinos na Assembleia de aprovação do Estatuto do CTN e da diretoria pioneira. Agradeceu o apoio do colega Pedro Alessandro que se dispôs como advogado na causa, bem como a contadora Mariza Konrath. Afirmou que a Prefeitura de Ipiranga do Norte se comprometeu doar uma área para a construção do CTN como incentivo à cultura.

Ao término, pediu o apoio dos demais colegas vereadores para abraçar a causa e buscarem junto às esferas estadual e federal recursos financeiros para a concretização do projeto.

 

Vereadores leem respostas do prefeito às suas indicações na 10ª Sessão Ordinária

por kary_imprensa — publicado 10/04/2019 10h25, última modificação 10/04/2019 11h42

Das 39 indicações de 2019 já encaminhadas ao prefeito Pedro Ferronatto, 22 foram formalmente respondidas. De caráter sugestivo, as indicações legislativas não possuem o poder de obrigar o Executivo de Ipiranga do Norte a realizá-las, mas sim apontar as demandas cobradas pela população ao gestor. A leitura foi realizada durante a 10ª Sessão Ordinária, realizada na última segunda-feira (08/04).

Leia a seguir as demandas apontadas pelos vereadores e as suas respectivas respostas por parte da Prefeitura de Ipiranga do Norte:

 

Indicação n° 001/2019


AUTOR: NELSON JUNIOR PADILHA FEDERICE


“Indica ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal a necessidade da construção de uma ponte de concreto no Rio Branco localizada na MT 242, Ipiranga-Itanhangá, no município de Ipiranga do Norte/MT”


Resposta: Grato pela presente indicatória, entretanto há de se considerar, no mínimo, intempestiva, uma vez que é de pleno conhecimento de vossa senhoria, todo esforço que vem sendo feito em torno desta matéria, tanto é que, ainda em 2017, a própria Câmara de Vereadores, dispôs de recursos para aquisição do projeto da referida ponte.

De lá para cá, foram dezenas de investidas no sentido de viabilizar recurso para tal obra, que por sua vez, cabe aqui ressaltar que trata-se de rodovia estadual, portanto competência do Estado, todo esforço e recurso s que se tem feito pelo município, é exatamente por compreender a gravidade da situação e importância da rodovia para as pessoas e para o desenvolvimento da região.

Quanto a prospectar convênios e emendas no âmbito de agentes políticos, também lhe é uma atribuição possível, desta forma fique a vontade para fazê-lo.



Indicação n° 002/2019


AUTOR: NELSON JUNIOR PADILHA FEDERICE


“Indica ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal a necessidade do levantamento e cascalhamento das estradas que interligam o Município de Ipiranga do Norte/MT a MT 010, que passa pelo CTG, Armazém Geral Wige e segue até a borracharia, bem como da MT 484, que se inicia do Armazém Geral Batista, passando pela Fazenda Mano Júlio, também até a borracharia, no município de Ipiranga do Norte/MT”


Resposta: Agradecemos a presente indicação, informamos que o levantamento e cascalhamento dos trechos aqui indicados já encontram-se inseridos no plano de trabalho da Secretaria de Obras, inclusive, já foi anunciado aos produtores da região de abrangência para que deixassem um recuo maior na faixa de domínio.

Assim, mais uma vez, percebemos a intempestividade da indicação, ou mera necessidade pessoal de se antecipar à uma ação já planejada, visando pseudos créditos políticos.  


Indicação n° 003/2019


AUTOR: NELSON JUNIOR PADILHA FEDERICE


“Indica ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal a necessidade de realizar manutenção na quadra poliesportiva de concreto, das cestas de basquetes e de sua pintura, localizada na Praça Central, no município de Ipiranga do Norte/MT”.


Resposta: Grato pela presente indicação, informamos que a mesma será viabilizada no período seco, por se tratar de uma obra a céu aberto.


Indicação n° 004/2019


AUTOR: CLEONALDO ARAÚJO FRANÇA


“Indica ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal a necessidade de realizar e delimitar faixas exclusivas de passeios para pedestre em toda a Av. Vitória, no município de Ipiranga do Norte/MT”.


Resposta: Grato pela presente indicatória, informamos que a mesma será encaminhada para a Secretaria de Obras para conhecimento e providências.


Indicação n° 005/2019


AUTOR: CLEONALDO ARAÚJO FRANÇA


“Indica ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal a necessidade de realizar poda das árvores em toda a Av. Vitória, no município de Ipiranga do Norte/MT”.


Resposta: A presente indicatória se encontra atendida.


Indicação n° 010/2019


AUTOR: MARCOS AUGUSTO DE MATOS VARGAS


“Indica ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal a necessidade de se adquirir um veículo (van) para o transporte dos servidores que trabalham na Secretaria de Obras, em Ipiranga do Norte/MT”.


Resposta: Cientes da necessidade, estamos analisando a melhor forma de atender ao que nos foi indicado.


Indicação n° 011/2019


AUTOR: MARCOS AUGUSTO DE MATOS VARGAS E NELSON JUNIOR PADILHO FEDERICE


“Indica ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal a necessidade de instalação de placas de sinalização de trânsito nas avenidas e ruas, bem como placas indicando as fazendas, no município de Ipiranga do Norte/MT”.


Resposta: Agradecemos a presente indicação, cientes da necessidade estaremos encaminhando providências para adequar a sinalização e identificação os acessos aos armazéns e principais fazendas do município.


Indicação n° 012/2019


AUTOR: MARCOS AUGUSTO DE MATOS VARGAS


“Indica ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal a necessidade de se adquirir um caminhão comboio (melosa) para a Secretaria de Obras, em Ipiranga do Norte/MT”.


Resposta: Grato pela presente indicação, estamos atentos a essa evidente necessidade e estaremos equacionando o indicado o mais breve possível.


Indicação n° 013/2019


AUTOR: JACIR LAUREANO MARIA


“Indica ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal a necessidade de fazer manutenção no parquinho infantil da praça municipal, bem como repor os brinquedos que estão faltando, no município de Ipiranga do Norte/MT”.


Resposta: A Secretaria Municipal de Educação está avaliando a possibilidade de aquisição em conjunto com as demais necessidades das Escolas Municipais de novos brinquedos com opções variadas e seguras.


Indicação n° 014/2019


AUTOR: NELSON JUNIOR PADILHA FEDERICE


“Indica ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal a necessidade da instalação de um parque infantil e das Academia da Saúde ao ar livre no Conjunto Habitacional Vida Nova, nesta cidade no no município de Ipiranga do Norte/MT”.


Resposta: Embora concordemos que a atividade física e brincadeiras ao ar livre sejam fundamentais ao desenvolvimento das pessoas, os recursos previstos para essa ação não são suficientes para a execução total do projeto.

Assim estaremos buscando recursos estaduais e federais que possam complementar a ação e promover os benefícios esperados.


Indicação n° 015/2019


AUTOR: NELSON JUNIOR PADILHA FEDERICE


“Indica ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal a necessidade de instalação de um parque infantil pedagógico na Escola Municipal CMEI, nesta cidade”.


Resposta: Assim como foi tratado na indicação n° 013/2019, a Secretaria Municipal de Educação esta incumbida de dar os encaminhamentos para tal pleito.


Indicação n° 016/2019


AUTOR: NELSON JUNIOR PADILHA FEDERICE


“Indica ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal a necessidade de construir uma lavanderia na Escola Municipal Crescer e Aprender, nesta cidade”.


Resposta: Agradecemos a indicação, mas informamos que a mesma não será atendida no corrente ano.


Indicação n° 017/2019


AUTOR: NELSON JUNIOR PADILHA FEDERICE


“Indica ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal a necessidade de instalação de fazer levantamento e cascalhamento em todas as estradas no Parque das Emas e chácaras, bem como a limpeza dos drenos, no município em Ipiranga do Norte/MT”.


Resposta: Grato pela presente indicatória, informamos que a mesma será encaminhada para a  Secretaria Municipal de Obras para conhecimento e providências.


Indicação n° 018/2019


AUTOR: NELSON JUNIOR PADILHA FEDERICE


“Indica ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal a necessidade de asfaltar a borracharia Dois Irmãos até a Auto Elétrica São Mateus, bem como uma rotatória nesta localidade, no município em Ipiranga do Norte/MT”.


Resposta: Agradecemos a presente indicação, informamos que em face a pavimentação das Ruas dos Jasmins, Orquídeas e Margaridas será possível fazer a pavimentação do trecho indicado.


Indicação n° 019/2019


AUTOR: NELSON JUNIOR PADILHA FEDERICE


“Indica ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal a necessidade de asfaltar toda a Av. Amazonas, no município em Ipiranga do Norte/MT”.


Resposta: Grato pela presente indicação, o possível será feito, conforme resposta da indicação n° 006/2019, entretanto, hoje a única limitação para atendimento do indicado é financeira, neste ponto Vossa Excelência pode contribuir usando suas habilidades políticas e influência, tanto na Assembleia Legislativa do Estado, quanto na Câmara dos Deputados, para alavancar os recursos necessários.


Indicação n° 020/2019


AUTOR: ELUIR CAVASSIN


“Indica ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal a necessidade de alargamento e cascalhamento de estrada que dá acesso a Mogiana aproximadamente nos trechos a mil metros antes e depois da ponte do Rio Branco, no município em Ipiranga do Norte/MT”.


Resposta: A presente indicação será encaminhada para a Secretaria Municipal de Obras para apreciação e atendimento após o levantamento da MT 484 e municipais até a borracharia.


Indicação n° 021/2019


AUTOR: VALDECIR DOMINGOS STRADA


“Indica ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal a necessidade de construir um bueiro e um quebra molas na estrada das chácaras no Rio Branco, no município em Ipiranga do Norte/MT”.


Resposta: Grato pela presente indicatória, informamos que a mesma será encaminhada para a Secretaria de Obras para conhecimento e providências.


Indicação n° 023/2019


AUTOR: NELSON JUNIOR PADILHA FEDERICE


“Indica ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal a necessidade de adquirir dois computadores e uma copiadora completa para o Departamento do Detran, no município em Ipiranga do Norte/MT”.


Resposta: Grato pela presente indicatória, muito embora até o momento não houve solicitação de substituição dos equipamentos existentes com justificativas que evidenciam tal necessidade pelos responsáveis do setor.

Quanto a copiadora “completa”, informamos que existe no prédio “Ganha Tempo” pelo menos 03 (três) equipamentos com essas características, que podem ser usados.


Indicação n° 024/2019


AUTOR: NELSON JUNIOR PADILHA FEDERICE


“Indica ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal a necessidade de construir faixas elevadas em frente das escolas municipais, no município em Ipiranga do Norte/MT”.


Resposta: Agradecemos a presente indicação, em breve será realizada a pintura das faixas de pedestres nas proximidades das escolas. Entretanto, sendo a faixa elevada um instrumento de acessibilidade de alto custo, ficamos tristes em desapontá-los, mas no momento oportuno não serão realizadas em todas as escolas.


Indicação n° 025/2019


AUTOR: NELSON JUNIOR PADILHA FEDERICE


“Indica ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal a necessidade de adquirir cadeiras para o atendimento ao público para o PSM, no município em Ipiranga do Norte/MT”.


Resposta: Informamos que a mesma será encaminhada para a Secretaria Municipal de Saúde, para conhecimento e providências.


Indicação n° 026/2019


AUTOR: VALDECIR DOMINGOS STRADA


“Indica ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal a necessidade da instalação de um bueiro e recuperação da estrada vicinal que liga a MT 010 para a MT 110, trecho próximo a Faz. Irmão Di Domenico, no município em Ipiranga do Norte/MT”.


Resposta: Grato pela presente indicatória, vimos por meio deste informar que o Senhor Márcio Di Domenico já compareceu na Secretaria Municipal de Obras, no qual já tratou pessoalmente com o Secretário Municipal sobre o assunto e as providências que serão necessárias para equação das demandas.


Indicação n° 027/2019


AUTOR: VALDECIR DOMINGOS STRADA


“Indica ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal a necessidade da recuperação e limpeza do asfalto na Rua dos Sabiás, nesta cidade.


Resposta: Em atendimento ao indicado, solicitamos vistoria ao Departamento de Engenharia, que não constatou os pontos com necessidades de reparos, quanto à limpeza, foi observado apenas escorrimento de terras dos lotes que não possuem calçadas, fato comum a quase todas as ruas nesta cidade.











 













Presidentes legislativos do Vale do Teles Pires buscam somar forças e defender interesses da região

por kary_imprensa — publicado 10/04/2019 13h30, última modificação 10/04/2019 13h41
Presidentes legislativos do Vale do Teles Pires buscam somar forças e defender interesses da região

Foto: Karynne Fernandes | ASCOM

Reunidos em Ipiranga do Norte na última sexta-feira, 05/04, os presidentes das câmaras de vereadores da região do Vale do Teles Pires discutiram sobre as principais demandas em comum entre os 16 municípios e a criação de uma bancada para defendê-las com maior força política.

O objetivo dos parlamentares é fortalecer o legislativo da região, com a união das 16 câmaras, em vista de potencializar a representatividade na reivindicações junto às esferas estadual e federal. Isto, em assuntos de interesse comum, tais como: investimentos na Saúde Pública, principalmente ao Hospital Regional de Sorriso; estradas e rodovias; melhorias na telefonia e internet móvel; energia elétrica; regularização fundiária; dentre outros. 

A próxima etapa será a formalização da criação da bancada, intitulada como União Parlamentar do Vale do Teles Pires, que deverá reunir os legislativos de Sinop, Sorriso, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Feliz Natal, Vera, Ipiranga do Norte, Nova Ubiratã, Itanhangá, Tapurah, Santa Rita do Trivelato, Cláudia, União do Sul, Santa Carmem, Nova Maringá  e Tabaporã. Juntas, esses municípios somam uma população estimada em mais de 440 mil, com território de 101 510 235 km² e 18,12 % de participação no Produto Interno Bruto do Mato Grosso. “Precisamos mostrar a nossa força para os governantes lá em cima”, disse Cláudio Oliveira, presidente da Câmara de Vereadores de Sorriso durante o encontro.

Segundo Eluir Cavassin, presidente da Câmara de Ipiranga do Norte/MT, a bancada irá articular um encontro com parlamentares do Senado e da Câmara dos Deputados. Destes, o senador Wellington Fagundes e o deputado federal Neri Geller se dispuseram em recebê-los. Deverá, inclusive, ser encaminhado o convite aos 24 deputados estaduais mato grossenses. Uma nova reunião dos presidentes está prevista para 5 de maio, na Câmara de Nova Ubiratã/MT.


Eluir Cavassin solicita à Prefeitura informações sobre a aplicação das indenizações da usina hidrelétrica de Sinop

por kary_imprensa — publicado 11/04/2019 08h59, última modificação 11/04/2019 08h59
Eluir Cavassin solicita à Prefeitura informações sobre a aplicação das indenizações da usina hidrelétrica de Sinop

Imagem meramente ilustrativa. Não corresponde a sessão da matéria.

O presidente da Casa, Eluir Cavassin, quer saber o quanto a usina hidrelétrica de Sinop , pertencente à CES, já destinou à Ipiranga do Norte em indenizações e como foram aplicados estes recursos.

A solicitação foi encaminhada para a Prefeitura pelo Requerimento n° 08/2019, aprovado em Plenário na 9ª Sessão Ordinária (1°/04). No documento consta o pedido de detalhamento das ações, projetos, programas empenhados e executados, bem como os valores empregados a cada um deles. Com isto, ele pretende tomar conhecimento quanto a utilização dos recursos oriundos das indenizações - devido a utilização de parte do território ipiranguense para a construção da hidrelétrica - e fiscalizar.

Segundo Cavassin, alguns ipiranguenses lhe fizeram questionamentos sobre estas obras e, com isto, pretende verificar e esclarecer as dúvidas junto aos munícipes.


Mais do vereador:


Na oportunidade, o presidente levou para o Plenário a Indicação n° 037/2019. Esta, solicita à Secretaria Municipal de Obras que realize a manutenção da estrada municipal  entre as propriedades de Zeferino Nicolau, Remor, Áureo, até a Faz. Santa Fé, bem como do travessão em frente da Faz. Pedro Martins até a Faz. Cavalo Branco.


Assista a tribuna de Eluir Cavassin:

Vereadores vão à Brasília e protocolam demandas de Ipiranga do Norte em busca de recursos

por kary_imprensa — publicado 11/04/2019 09h55, última modificação 11/04/2019 10h10
Vereadores vão à Brasília e protocolam demandas de Ipiranga do Norte em busca  de recursos

Políticos ipiranguenses junto ao dep. Valtenir Pereira.

Nesta semana, os vereadores Fabiano do Povo, Cleonaldo França, Nelson Fernandes e Valdecir Strada estão em Brasília, em visita aos gabinetes de deputados e senadores, a fim protocolar pedidos de recursos para Ipiranga do Norte/MT.

Acompanhados do prefeito Pedro Ferronatto, os vereadores se reuniram com o senador Jaime Campos, conversaram sobre o Município e solicitaram recursos financeiros para a conclusão da pavimentação asfáltica urbana, bem como para investimentos na Educação.

Ao deputado federal Neri Geller foi pedido a disponibilidade de emenda parlamentar para a aquisição de uma retroescavadeira hidráulica (PC) destinada à Secretaria de Obras, bem como recursos voltados à construção do Centro de Tradições Nordestinas (CTN) ipiranguense.


Junto ao dep. federal Leonardo Albuquerque protocolaram pedido de recursos para a Secretaria de Saúde, a fim de construir um centro de reabilitação.


Já com Nelson Barbudo, também deputado federal, foram tratados sobre a situação do transporte escolar e a necessidade de melhorias no setor a fim de proporcionar melhor atendimento aos estudantes, bem como recursos para a Saúde.

As solicitações encaminhadas serão avaliadas pelos parlamentares federais e poderão ou não ser atendidas conforme as prioridades de cada um. Os quatro vereadores ipiranguenses retornam nesta sexta da capital federal.    


Marcos Vargas solicita informações acerca dos investimentos da Prefeitura com assessoria educacional

por kary_imprensa — publicado 11/04/2019 11h15, última modificação 11/04/2019 11h15
Marcos Vargas solicita informações acerca dos investimentos da Prefeitura com assessoria educacional

Imagem meramente ilustrativa. Não corresponde a sessão da matéria.

Para fins de fiscalização, o vereador Marcos Vargas encaminhou à Plenário na última segunda-feira, 08/04, o Requerimento n°011/2019 em que solicita um relatório à Prefeitura sobre os gastos com assessoria educacional.

No documento, consta o pedido sobre os valores já investidos e os que serão efetivados, bem como os resultados obtidos na Educação ipiranguense. Durante a sessão, Marcos Vargas justificou que quer saber se o dinheiro público tem sido bem aplicado na Educação e se tem valido a pena o investimento, para não “chover no molhado”, nas palavras do vereador. Disse que são os professores que educam e ensinam as crianças, e este recurso poderia estar sendo utilizado para a valorização profissional e salarial dos professores municipais. Citou, inclusive, que o último IDEB municipal apresentou uma pequena queda.

O presidente Eluir Cavassin elogiou a atitude do colega e manifestou apoio. O Requerimento n° 011/2019 foi aprovada por unanimidade e encaminhada à Prefeitura de Ipiranga do Norte/MT que terá o prazo regimental de 15 dias para o atendimento.

Fiscalização: Eluir Cavassin solicita relatório sobre o programa de estágios da Prefeitura de Ipiranga do Norte

por kary_imprensa — publicado 12/04/2019 09h50, última modificação 12/04/2019 09h55
Fiscalização: Eluir Cavassin solicita relatório sobre o programa de estágios da Prefeitura de Ipiranga do Norte

Imagem meramente ilustrativa.

O presidente Eluir Cavassin encaminhou ao Plenário da 10ª Sessão Ordinária, 08/04, o Requerimento n° 09/2019 em que solicita um relatório que apresente a quantidade de estagiários, suas atribuições e locais de trabalho. Isto, para fiscalizar se os estagiários estão em funções compatíveis com a formação superior em curso e se não há privilegiados no sistema.

O estágio é uma etapa importante no crescimento profissional de um universitário. Para tanto, há uma grande busca por estas oportunidades para agregar experiência e aprendizado em vista do mercado de trabalho. Para Eluir Cavassin, em Ipiranga do Norte há muitos acadêmicos em busca de oportunidades de estágio e a impressão que passa é que há favorecimento para filhos de servidores. “Eu vejo que parece que há um interesse para que haja alguns beneficiados junto a Prefeitura”, disse.

Na visão do colega Pedro Alessandro, o maior problema é quando um estagiário não atua na sua devida área de conhecimento e ressaltou a importância do requerimento para verificar se as atribuições e os locais de estágio são compatíveis.

O Requerimento n°09/2019 foi aprovado por unanimidade e encaminhado para o Executivo ipiranguense. O órgão terá o prazo regimental de 15 dias para atender o solicitado.


Mais do vereador:


Requerimento n° 010/2019: Solicita informação sobre a quem compete a responsabilidade da estrada entre as divisas das propriedades de Natalino Mastella com as terras de Emerson Pelissari (Lote 309), de Leandro Adriano Kern (Lote 310) e da família Refatti (Lotes 319 e 320). Ou seja, se a referida estrada é municipal ou não. De acordo com Cavassin, os moradores querem a informação para que, caso haja a confirmação de que não seja municipal, realizar as devidas manutenções nela.




    


Fiscalização: Presidente solicita informações sobre obra do ginásio da Escola Nossa Senhora Aparecida

por kary_imprensa — publicado 12/04/2019 10h48, última modificação 12/04/2019 10h48

Com data de conclusão prevista para 12 de fevereiro, a obra do ginásio da Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida ainda não encerrou. A partir disso, o presidente Eluir Cavassin formalizou o Requerimento n° 07/2019 ao qual solicita informações acerca do andamento da obra.

No documento ele pretende saber sobre a instalação, andamento, execução, cronograma e prazos finais da entrega da obra para inauguração. Com valor contratado em mais de R$ 462 mil e iniciada em 12 de junho de 2018, a nova área desportiva da escola contará com vestuário para as crianças e é muito aguardada por pais, alunos e professores. 

O Requerimento n° 07/2019 foi aprovado em 25 de março de 2019 e encaminhado no mesmo dia para a Prefeitura de Ipiranga do Norte/MT. O prazo regimental para o atendimento do solicitado, mas até o presente desta matéria ainda não foi protocolado na Casa a resposta. 

Junior Federice comenta em tribuna sobre respostas do prefeito às suas indicações

por kary_imprensa — publicado 12/04/2019 11h48, última modificação 12/04/2019 11h48

O vereador Junior Federice subiu à tribuna, na última segunda-feira (08/04, para comentar as respostas "negativas" do prefeito Pedro Ferronatto e que lhe soaram por vezes irônicas quanto às suas indicações. "Quem ganha [com o trabalho do vereador] é a sociedade. Essas respostas que vem, às vezes com deboche para nós, não me atinge. Vou continuar trabalhando, fiscalizando, legislando. Esse é o papel do vereador", disse. 

Leia também: 
Vereadores leem respostas do prefeito às suas indicações na 10ª Sessão Ordinária

 

Assista a tribuna de Junior Federice:

Fabiano do Povo comenta sobre suas indicações sobre a desapropriação das cascalheiras e a necessidades de mais autoclaves para a Saúde

por kary_imprensa — publicado 12/04/2019 12h23, última modificação 12/04/2019 12h23
Assista

Recentemente o vereador Fabiano do Povo foi à tribuna para comentar sobre suas duas últimas indicações: a importância da desapropriação das cascalheiras e a aquisição de mais autoclaves para esterilização dos materiais hospitalares dos postos de saúde.
Na oportunidade, tratou também sobre a sua emenda impositiva destinada ao Clube de Mães que ainda não foi cumprida pela Prefeitura e a falta de investimento do Governo do Estado no Hospital Regional de Sorriso.

Assista:

Nota de Pesar por Ney de Paula Teixeira

por kary_imprensa — publicado 16/04/2019 09h08, última modificação 16/04/2019 09h08

A Câmara de Vereadores de Ipiranga do Norte vem, neste momento de dor para os novo-ubiratãenses, mostrar solidariedade e pesar pelo falecimento do vereador Ney de Paula Teixeira, neste 14 de abril, em decorrência de um acidente de trânsito.

Um dos fundadores do município de Nova Ubiratã, Ney da Madeireira, como era conhecido, foi o terceiro vereador mais votado nas eleições de 2016 e parceiro em diversas iniciativas da Prefeitura.

À sua família, bem como aos vereadores de Nova Ubiratã e munícipes, apresentamos a nossa solidariedade e prece neste momento de profunda dor, perda e luto.

Nelson Fernandes comenta viagem à Brasília e as expectativas de emendas impositivas federais para 2020

por kary_imprensa — publicado 18/04/2019 09h05, última modificação 18/04/2019 09h01

Durante a 11ª Sessão Ordinária desta segunda-feira, 15/04, o líder do Governo Nelson Fernandes fez uso da tribuna para comentar sobre sua viagem à Brasília e as expectativas de emendas impositivas federais para Ipiranga do Norte em 2020. A promessa é de recursos para a criação do Centro de Tradições Nordestinas (CTN) e de um mini frigorífico para atender o Município.
Na oportunidade, parabenizou o Centro de Tradições Gaúchas (CTG) pela já tradicional Festa do Porco à Paraguaia e elogiou: "Ficou O leitão!", referindo-se ao sabor. 

Junior Federice pede a instituição do Programa Jovem Aprendiz como política pública do Executivo ipiranguense

por kary_imprensa — publicado 18/04/2019 11h45, última modificação 18/04/2019 11h59
Junior Federice pede a instituição do Programa Jovem Aprendiz como política pública do Executivo ipiranguense

Foto: Startup Stock Photos

Criar uma política pública de incentivo ao primeiro emprego de jovens ipiranguenses. Este é objetivo do vereador Junior Federice com a sua Indicação n° 040/2019, encaminhada à Plenário e aprovada por unanimidade pelos colegas na última segunda-feira, 15/04. Seu pedido, é que o Executivo crie uma lei municipal que fomente o Programa Jovem Aprendiz e nisto priorize as famílias que constam  no Cadastro Único do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) em situação de vulnerabilidade social.

O vereador defende a instituição do programa em Ipiranga do Norte para que haja mais oportunidades de emprego para adolescentes e jovens de famílias carentes, inserindo-os no mercado de trabalho, adquirindo experiência, ajuda no aumento de renda familiar e prepará-los em um cenário econômico em constante mudança. Para isto, deverá haver critérios muito bem definidos como, por exemplo, estar matriculado e com participação regular na escola. “Porque além da oportunidade de emprego, temos como objetivo a formação desses menores para continuarem no mercado de trabalho”, escreve em nota justificativa. Os benefícios com o aumento de renda familiar se reflete na qualidade de vida dos ipiranguenses, diminuição da desigualdade, combate à criminalidade e marginalidade.  

Destacou, inclusive, que em muitos comércios pouco se percebe a presença de jovens trabalhadores de famílias carentes de Ipiranga do Norte. Vários desses jovens são de famílias com boa situação econômica e os que realmente necessitam não conseguem se inserir no mercado de trabalho.

Em apoio, o vereador Jacir Laureano Maria complementou durante a discussão que um outro aspecto de desigualdade de oportunidades de emprego se dá em relação às mulheres. Isto, no caso local, principalmente nas fazendas em que há maior número de oportunidades de empregabilidade e cuja grande maioria de trabalhadores são homens.

Este tema já esteve em pauta diversas vezes ao longo dos últimos cinco anos por diferentes vereadores. Embora haja previsto na CLT que estabelecimentos que tenham pelo menos 7 (sete) empregados já sejam obrigados a contratar aprendizes, a partir da criação de uma lei, como política pública municipal, seja fomentado este tipo de vínculo empregatício em Ipiranga do Norte/MT.

Assista ao pronunciamento em tribuna:

Vereador rebate resposta do Executivo à respeito das demandas do Detran de Ipiranga do Norte

por kary_imprensa — publicado 18/04/2019 13h21, última modificação 18/04/2019 13h21

A Indicação n° 023/2019, de Junior Federice, solicitava dois novos computadores e uma impressora multifuncional à Prefeitura de Ipiranga do Norte como demanda da agência local do DETRAN. A resposta do Executivo, é de que o órgão de trânsito não havia solicitado a renovação dos equipamentos e de que não haveria necessidade de uma nova impressora uma vez que há, dentro do Ganha Tempo, três impressoras de outros órgãos que poderiam ser utilizados.

Insatisfeito com a contrapartida, o vereador apresentou em tribuna, na última segunda-feira (15/04), o documento formal do Detran datado do ano de 2015 em que foi solicitado os equipamentos e rebateu a argumentação da não demanda encarado por Federice como uma forma de deboche.

"Acham que é deboche para o vereador? Não é para o vereador! [...] Eles estão debochando da sociedade, porque se eu pudesse executar já tinha comprado a impressora, mas não posso. Eu posso fazer o meu papel que é indicar, cobrar, legislar", disse e reiterou durante o discurso a necessidade da aquisição dos equipamentos e de que o órgão depende de suporte da Prefeitura para a sua manutenção. 

Assista a tribuna de Junior Federice:

 

Junior Federice sugere criação de Bolsa-Atleta como incentivo ao Esporte

por kary_imprensa — publicado 24/04/2019 10h05, última modificação 24/04/2019 10h07
Junior Federice sugere criação de Bolsa-Atleta como incentivo ao Esporte

Imagem meramente ilustrativa.

Para o vereador Junior Federice o Esporte de Ipiranga do Norte precisa de mais atenção do Poder Público e um grande apoio concreto seria a criação do Programa Bolsa-Atleta a nível municipal. Com critérios muito bem definidos, acredita que os benefícios sociais valem o investimento.

Foi pela Indicação n° 041/2019 que o vereador formalizou a sua sugestão ao chefe do Executivo ipiranguense, Pedro Ferronatto e argumentou sobre a sua importância como incentivo aos talentos locais que já obtiveram destaque estadual, contribuindo na divulgação do Município por onde competem. Tal incentivo financeiro lhes seria útil para a aquisição de melhores calçados, implementos para preparação, nos custos de transporte, inscrições nos campeonatos, alimentação e hospedagem tanto aos atletas, quanto aos seus respectivos técnicos. Isto seria um suporte para a busca por profissionalização dos jovens atletas ipiranguenses que, pela grande dedicação e atingindo os critérios estabelecidos, teria direito a bolsa.   

“A cidade de Ipiranga do Norte já possui vários atletas de destaque Estadual e em condições de brilhar ainda mais se houver incentivo e auxílio em prol dos esportistas, que muitas vezes, por falta de patrocínio, encontram barreira praticamente insuperável”, escreve em nota justificativa.

O vereador ainda defende que o incentivo ao esporte é uma meio de contribuir não apenas na formação esportiva, mas também cidadã das crianças, adolescentes e adultos, promovendo o bem estar social com benefícios à saúde, desenvolvimento social e diminuição da criminalidade e marginalidade. Ressaltou que Ipiranga do Norte possui uma arrecadação considerada alta para o seu porte e que teria condições de criar tal programa. “É o mínimo que o Município deve ajudar”, disse.

Esta mesma matéria já foi proposta em forma de indicação por Junior Federice em novembro de 2017, mas sem atendimento. Esta nova, na Indicação n° 041/2019, obteve aprovação unânime na 11ª Sessão Ordinária, de 15 de abril, e encaminhada no dia seguinte à Prefeitura. Até o presente momento aguarda-se resposta ao sugerido.


Assista a tribuna de Junior Federice:

Veredores reúnem-se com parlamentares federais para tratar de assuntos de interesse de Ipiranga do Norte

por kary_imprensa — publicado 25/04/2019 10h00, última modificação 25/04/2019 10h00
Veredores reúnem-se com parlamentares federais para tratar de assuntos de interesse de Ipiranga do Norte

(Da esq. à dir.) Junior Federice, Pedro Alessandro, Sen. Jaime Campos e Marcos Vargas.

Durante esta semana os vereador Pedro Alessandro Nascimento, Marcos Vargas e Junior Federice estão na capital federal, Brasília, em reuniões com parlamentares do Congresso Nacional para discutir assuntos pertinentes ao Município e demandar recursos financeiros.

Cumprindo a agenda, os vereadores estiveram com deputado Juarez Costa e dialogaram sobre a situação da Saúde Pública da região e a necessidade de recursos para custeio de procedimentos de média e alta complexidade na Saúde, bem como para um Centro de Reabilitação. Encaminharam demandas para o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTRs) que engloba: recursos para a conclusão do prédio do STTRs; kits de irrigação para agricultura familiar, dentre outros.

Com o senador Jayme Campos, solicitaram recursos financeiros, ou a intermediação junto a programas governamentais no ministérios, para: a construção de  casas populares; retomada do estádio de futebol; novos ônibus escolar com acessibilidade para portadores de necessidades especiais e ar condicionado; e a implantação de internet 4G móvel.

Junto ao deputado federal Nelson Barbudo discutiram sobre regularização fundiária de assentamentos de Ipiranga do Norte, bem como a análise do Sistema Mato-Grossense de Cadastro Ambiental Rural (SIMCAR) e a Autorização Provisória de Funcionamento (APF). Na oportunidade, solicitaram recursos para a Saúde e a Educação Municipal, bem como conversaram sobre a importância de melhores valores do Diesel para os caminhoneiros.

Nesta quinta-feira, os vereadores se reunirão pela manhã com o deputado federal José Medeiros e no período da tarde conseguiram agendar, às 15 hs, uma audiência com o diretor do Departamento de Produção Habitacional, Daniel de Oliveira Duarte Ferreira, no Ministério do Desenvolvimento Regional, para tratar  sobre o Programa Habitacional de Ipiranga do Norte/MT.


ANEXOS

por kary_imprensa — publicado 30/04/2019 12h29, última modificação 30/04/2019 12h29

ANEXOS - Leia mais…

Câmara aprova inclusão do Residencial Golden Valle na Planta Genérica de Valores de Ipiranga do Norte

por kary_imprensa — publicado 30/04/2019 13h52, última modificação 30/04/2019 13h52
Com a inclusão, os valores venais dos terrenos serão a base para a cobrança de IPTU da 1ª etapa liberada para construção.

Foi aprovado nesta segunda-feira, 29/04, a alteração na Lei Complementar n° 027/2014 que intuiu a Planta Genérica da cidade de Ipiranga do Norte. Pelo PLC n° 01/2019 foi incluído os valores venais da 1ª etapa do Residencial Golden Valle e com a liberação para construção a Prefeitura passará a cobrar o IPTU dos lotes.

Conforme consta no PLC n° 01/2019 foi formada uma Comissão Especial para avaliação e revisão da planta genérica ao qual foram convocados 15 membros, mas apenas 9 participaram efetivamente, destes: representantes do Executivo, Legislativo, ramo imobiliário, engenharia civil e da comunidade ipiranguense. Os valores venais dos terrenos no Golden Valle, para base na cobrança do IPTU, ficaram entre R$ 15 292, 04 a R$ 82 831, 88, com alíquotas que variam entre 0,12 a 0,5 conforme o tipo de imóvel.

Confira a relação de lotes, seus valores venais e alíquotas. Para saber o cálculo do IPTU basta aplicar o percentual da alíquota sobre o valor venal do terreno.

Clique aqui


 


Vereadores cobram retirada das barreiras de concreto no trânsito de Ipiranga do Norte

por kary_imprensa — publicado 06/05/2019 13h35, última modificação 06/05/2019 13h36

Com indignação o vereador Junior Federice foi à tribuna nesta segunda-feira, 06/05, para reclamar sobre as barreiras de trânsito presentes em diversas ruas de Ipiranga do Norte/MT. Postas durante a safra de soja para conter o tráfego indevido de carretas dentro da cidade, as barreiras já foram alvo de elogios e críticas dos ipiranguenses. Aos que a defendem, justificam que tais barreiras garantem maior segurança no trânsito do perímetro urbano, principalmente às crianças. Já os contrários defendem que não soluciona o trânsito indevido e gera mais transtornos do que benefícios.

Junior Federice estava indignado na tribuna. Em sua contagem informal já houve 6 acidentes ocasionados pelas barreiras de concreto. Afirmou que sempre foi contrário a elas e há tempos cobra pela retirada e, como já terminou a safra, isto já deveria ter sido realizado. “Estamos trancando as pessoas”, reclamou ao referir-se sobre a dificuldade de carros pequenos em trafegar por entre as barreiras. Na opinião de Federice elas são indevidas, falta sinalização e será preciso tomar providências quanto a sua retirada.

Em apoio, o vice-presidente Jacir Laureano Maria testemunhou a sua dificuldade, como motorista de ônibus, em trafegar na cidade para o embarque de funcionários da fazenda a qual trabalha. Ele concorda que as barreiras sejam inadequadas e enfatizou os prejuízos causados aos ipiranguenses acidentados: “Quem irá ressarcir os danos?”, questionou. Já Cleonaldo França  - também contrário - sugeriu aos colegas que se verifique a legalidade desta ação da Prefeitura e, se constatado que foi uma ação indevida, que a Casa aja com as providências cabíveis para a sua retirada.

Junior Federice disse que até concorda com a presença das barreiras em pontos que apresentam maiores problemas com o tráfego indevido de carretas, mas reprova a maneira atual em que foram colocadas. “Se não tirar essas barreiras dentro de um mês...que um mês...em vinte dias!...eu vou chamar a Rádio Sorriso e a tv aqui para a cidade e vou fazer o maior vuco-vuco aqui dentro”, cobrou.

Após a discussão na tribuna, o vereador Nelson Fernandes destacou  - durante a Palavra Livre - que qualquer cidadão que se sentiu no prejuízo tem o direito de recorrer à Justiça e reivindicar. Para ele, a solução definitiva para este impasse é retirar todas as barreiras e cobrar da Polícia Militar que intensifique a fiscalização do tráfego e aplique multas aos condutores irregulares.

Assista ao pronunciamento completo:

SEGURANÇA: Marcos Vargas pede aumento dos muros e grades da Escola Nossa Senhora Aparecida

por kary_imprensa — publicado 13/05/2019 11h52, última modificação 13/05/2019 11h52

Após uma visita recente à Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida, o 2° secretário Marcos Vargas teve conhecimento sobre a necessidade de maior segurança na instituição. Dentre as medidas, apontou o aumento dos muros e grades a fim de dificultar a entrada de vândalos e ladrões. Formalizado pela Indicação n° 042/2019, o pedido da Escola encaminhado por Marcos Vargas obteve aprovação sem ressalvas pelo Plenário da manhã desta segunda-feira, 13/05. A matéria será protocolada na Prefeitura de Ipiranga do Norte para levar ao conhecimento do prefeito Pedro Ferronatto.   


Câmara aprova Moção de Aplauso para o Antonio da EMPAER Ipiranga do Norte

por kary_imprensa — publicado 13/05/2019 11h55, última modificação 13/05/2019 11h56
Câmara aprova Moção de Aplauso para o Antonio da EMPAER Ipiranga do Norte

Foto: Karynne Fernandes | ASCOM

Por iniciativa de Junior Federice com o apoio dos demais vereadores a Câmara de Ipiranga do Norte concederá uma Moção de Aplauso ao sr. Antonio Jorge das Graças Batista, popular “Antônio da EMPAER”.

A honraria será concedida em reconhecimento por seus trabalhos à frente da EMPAER Ipiranga do Norte, desde 1993. Nisto destaca-se a assistência técnica e extensão rural, pela ATER, na criação dos assentamentos da Reforma Agrária Crista Mel, Santa Irene, Mogiana I, Mogiana II, Furnas III e Bogorne, bem como o acompanhamento de 598 famílias de assentados. Trabalhou no fomento da agricultura familiar em Ipiranga do Norte, bem como no atendimento às famílias não assentadas, sindicatos, escolas, programas governamentais, serviços de aprendizagem técnica, dentre outros.

Por fim, em nota os vereadores ressaltam a contribuição de seus trabalhos, por meio da EMPAER, que influenciaram a emancipação política-administrativa do Município. A sessão solene para a entrega da Moção de Aplauso está com data a definir.

 

Plenário lê resposta do Departamento de Engenharia sobre obra da quadra coberta da Escola N. Sr.ª Aparecida

por kary_imprensa — publicado 13/05/2019 13h22, última modificação 13/05/2019 13h22

Foi lido no Plenário desta segunda-feira, 13/05, a resposta do Executivo ipiranguense ao Requerimento n° 07/2019, de Eluir Cavassin, que solicitou informações sobre a obra da quadra coberta da escola Municipal Nossa Senhora Aparecida.

No memorando do Departamento de Engenharia da Prefeitura de Ipiranga do Norte foi relatado que a obra encontra-se “em execução, mas com o ritmo não condizente com o pactuado com o cronograma” e que o repasse financeiro do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) está atrasado e sem previsão de regularização dos pagamentos, afetando os trabalhos e a previsão de conclusão da obra.

Confira o memorando:


Resposta do Executivo mostra relação de obras custeadas pela indenização da Usina Hidrelétrica de Sinop

por kary_imprensa — publicado 13/05/2019 13h45, última modificação 13/05/2019 14h00
Resposta do Executivo mostra relação de obras custeadas pela indenização da Usina Hidrelétrica de Sinop

Inauguração das novas salas da EMEI Crescer e Aprender em 2018.

O Programa de Apoio aos Municípios, da Companhia Energética de Sinop (UHE Sinop), já disponibilizou R$ 3 500 000,00 (três milhões e quinhentos mil reais) à Ipiranga do Norte para investimentos nas áreas de saúde, educação e segurança pública. Estes recursos, são oriundos de indenizações da CES por utilizar parte do território ipiranguense para a represa da hidrelétrica e os possíveis impactos socioambientais dela decorrentes.

Boatos em circulação comentavam sobre a utilização destes recursos para obras de pavimentação asfáltica. A fim de esclarecer essa e outras dúvidas dos ipiranguenses, o presidente da Casa, Eluir Cavassin, encaminhou ao Executivo ipiranguense o Requerimento n° 008/2019 ao qual solicitou informações sobre as aplicações dos recursos.

A resposta foi lida nesta manhã de segunda-feira, 13/05, durante a 14ª Sessão Ordinária e nela consta que os recursos foram utilizados apenas às áreas de saúde, educação e segurança pública. Confira a relação de obras e valores:

Insatisfeitos com resposta do Regional dos Correios, vereadores prosseguem com abaixo-assinado junto ao Ministério Público

por kary_imprensa — publicado 14/05/2019 11h33, última modificação 14/05/2019 11h34

Se Ipiranga do Norte quiser melhores serviços do Correios terá que pagar a mais para isso. É o que, em outras palavras, a Superintendência Regional dos Correios explicitou em sua correspondência de resposta ao Ofício n° 023/2019, da Câmara de Vereadores.

Há tempos os ipiranguenses procuram os vereadores para cobrar melhorias no atendimento local da estatal federal Correios. Longas filas de espera, mudanças frequentes nos horários de atendimento são um dos principais motivos de reclamações dos clientes a ponto deles mobilizarem um abaixo-assinado, encabeçada pelo vereador Marcos Vargas, para ser encaminhada ao Ministério Público.

Conforme a resposta dos Correios ao Ofício n° 023/2019, a agência ipiranguense possui lotação em seu quadro de pessoal para três empregados. Mas, em decorrência do desligamento de um funcionário -  a seu próprio pedido - bem como o afastamento por motivos médicos de outra, a agência conta apenas com uma funcionária pública efetiva e uma auxiliar contratada, essa última é paga pela Prefeitura Municipal. Além desta situação, a Superintendência dos Correios afirmou a impossibilidade de atender o pedido dos vereadores quanto a disponibilização de mais funcionários para o atendimento interno e externo. A justificativa é que diante do cenário político-econômico em que a Administração Pública Federal Direta e Indireta está passando, bem como o vencimento do prazo de validade do último Concurso Público de 2011 e as limitações legais para a contratação direta, impossibilitam a composição de mais efetivos na unidade ipiranguense.

Atualmente a Prefeitura Municipal de Ipiranga do Norte custeia o pagamento do aluguel do prédio da agência dos Correios e dispõe uma servidora para auxiliar nos trabalhos internos. Entretanto, diante desses fatores, a Superintendência sugere que, caso haja interesse, a Prefeitura disponha mais um servidor a fim de atender aos serviços de entrega das correspondências.

“É oportuno informar que, a prefeitura pode ceder outro servidor para os Correios, para execução de atividades externas, que pode contribuir para regularizar a distribuição externa, e caso haja interesse, nos oferecemos para mais esclarecimentos sobre o assunto”, escreve o superintendente substituto Rubens Antonio de Campos.

A resposta causou insatisfação aos vereadores da Casa. Pedro Alessandro pediu ao líder do Governo, Nelson Fernandes, que encaminhe uma cópia da resposta ao Executivo ipiranguense para avaliar a questão e complementou que “quando a Prefeitura assume uma responsabilidade que não é dela, ela está aceitando mais um sacrifício e ela está deixando de investir em uma responsabilidade que é dela para investir em uma que não é”, disse. Entretanto, ponderou que quem sofre de qualquer forma são os ipiranguenses e portanto “vale o sacrifício” da Prefeitura em dispor de mais um funcionário. Já Marcos Vargas afirmou que, mesmo com a resposta dos Correios, prosseguirá com o abaixo-assinado reivindicando as melhorias junto ao Ministério Público.


Leia na íntegra a resposta dos Correios:


 

Em Brasília, vereadores solicitam recursos financeiros para Ipiranga do Norte

por kary_imprensa — publicado 17/05/2019 13h25, última modificação 17/05/2019 13h27

O presidente Eluir Cavassin e seu vice Jacir Laureano Maria estiveram na semana passada na capital federal, Brasília, a fim de se reunir com parlamentares do Congresso Nacional quanto às necessidades de Ipiranga do Norte/MT.

Diante do problema da manutenção da limpeza urbana, os vereadores estiveram no gabinete da deputada federal Rosa Neide e solicitaram a disponibilidade de emenda parlamentar no valor de R$ 250 mil para a aquisição de uma mini carregadeira com vassoura mecanizada. Tal veículo, se atendido, otimizará os trabalhos da Secretaria de Obras na varrição das ruas sem gerar aumento significativo nos gastos com pessoal.

Com o senador Wellington Fagundes, foi solicitado R$ 250 mil para a aquisição de um veículo com acessibilidade e ar condicionado para fortalecer os trabalhos de atendimento aos usuários do SUS, com necessidades especiais, pela Secretaria de Saúde. Além desta demanda, foi pedido emenda parlamentar para viabilizar a perfuração de poços artesianos e aquisições de kits de irrigação para pequenos produtores da agricultura familiar ipiranguense, bem como para um abatedouro municipal.

Com o deputado federal Juarez Costa solicitaram recursos para a construção de um Ginásio Poliesportivo no Esporte Clube Ipiranga. Já com os deputados Nelson Barbudo e Neri Geller encaminharam os pedidos dos moradores do Conjunto Habitacional Vida Nova, quanto a instalação de um parque infantil e uma academia da saúde.

Na tribuna desta segunda-feira, 13/05, Eluir Cavassin comentou que em setembro os parlamentares federais passarão a direcionar as emendas impositivas e que estão com grande expectativa quanto ao atendimento de algumas destas demandas protocoladas.  

Vereadores cobram liberação da ordem de serviço da MT 242 na SINFRA

por kary_imprensa — publicado 17/05/2019 13h42, última modificação 17/05/2019 13h42

Nesta semana os vereadores Junior Federice, Nelson Fernandes e Cleonaldo França estiveram na capital matogrossense, Cuiabá, para cobrar a liberação da ordem de serviço das MT 242, bem como sobre a MT 010.

Segundo Federice, o secretário adjunto Nilton de Brito, da Secretaria de Estado de Infraestrutura, se comprometeu nesta semana na liberação da ordem de serviço para terminar os 7,5 km que faltam na MT 242 no trecho de Ipiranga do Norte. Inclusive, cobraram a urgência do projeto da ponte sob o Rio Branco e verificaram como está o seu andamento.

O vereador ainda ressaltou que o projeto já está pronto, mas que falta recursos financeiros da Prefeitura Municipal para o encaminhamento junto a SINFRA e assim o órgão realizar a visitação ao local da ponte


Conferência Municipal de Saúde é realizada com boa participação dos ipiranguenses

por kary_imprensa — publicado 17/05/2019 13h52, última modificação 17/05/2019 13h52

A Conferência Municipal de Saúde foi realizada nesta quarta-feira, 15, teve participação significativa dos ipiranguenses. Com o tema "Democracia e Saúde" foram abordados sobre os direitos e deveres dos usuários, a consolidação e o financiamento do SUS, bem como a importância de políticas públicas para a Saúde Mental. No período da tarde foi oportunizado o debate e a abertura de ideias em vista de propor metas para melhoria da Saúde Pública não apenas de Ipiranga do Norte, mas também a nível estadual e federal. Ao término, foram eleitos a comitiva de delegados que representarão o Município na Conferência Estadual, em Cuiabá, nos dias 3 a 5 de julho.

Veja as fotos:

Assista as apresentações artísticas realizadas durante a CMS:

Confira as respostas do Executivo ipiranguense às indicações dos vereadores

por kary_imprensa — publicado 20/05/2019 13h31, última modificação 20/05/2019 13h31
Confira as respostas do Executivo ipiranguense às indicações dos vereadores

Imagem meramente ilustrativa.

Na manhã desta segunda-feira, 20/05, foi lido em Plenário as respostas do prefeito Pedro Ferronatto às indicações 028 a 034/2019. Confira a seguir:


Indicação n° 028/2018, de Eluir Cavassin


“Indica ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal a necessidade de criação de Lei Municipal que institui a Semana Municipal de Conscientização do Autismo, no município em Ipiranga do Norte/MT”.


RESPOSTA: Gratos pela presente indicatória, de acordo com o Secretário de Saúde em conversa com a SEcretária de Educação, a própria escola já tem calendário para desenvolvimento de atividades relacionadas a agravos relacionados ao Autismo, Deficiências.

Está previsto ainda no dia 21 de setembro (dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência) onde será organizado evento para falar sobre as deficiências e agravos que acometem os alunos, inclusive sobre o Autismo.

Para maiores informações, entrar em contato com a Secretaria Municipal de Educação para esclarecimentos.


Indicação n° 029/2019, de Cleonaldo Araújo França


“Indica ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal a necessidade da reparação dos danos causados nas calçadas dos munícipes, realizados pelo SAAE após os consertos de vazamento de água em que efetuaram a quebra daquela, no município em Ipiranga do Norte/MT”.


RESPOSTA: Vimos por meio deste, encaminhar o retorno recebido da autarquia SAAE para conhecimento.

 

Indicação n° 030/2019, Eluir Cavassin


“Indica ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal a necessidade da instalação de portão eletrônico na Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida, no município em Ipiranga do Norte/MT”


RESPOSTA: Em atendimento ao indicado, informamos que os equipamentos já foram adquiridos, para posterior instalação. Porém deverá mexer na estrutura do portão, o qual serviço já foram solicitados orçamentos aos metalúrgicos do município e os mesmos não forneceram, e não emitem Nota Fiscal.


Indicação n° 031/2019, Eluir Cavassin


“Indica ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal a necessidade de contratação de empresa especializada para o controle de morcegos e limpeza da grande quantidade de seus dejetos na Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida, no município em Ipiranga do Norte/MT”.


RESPOSTA: Agradecemos a presente indicação, informamos que o serviço encontra-se concluído.


Indicação n° 032/2019, de Eluir Cavassin


“Indica ao Exm. Sr. Prefeito Municipal a necessidade da realização do calçamento em torno da Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida, no município de Ipiranga do Norte/MT”.


RESPOSTA: Gratos pela presente indicatória, informamos que o projeto já está sendo tratado junto a UHE Sinop.


Indicação n° 033/2019, de Eluir Cavassin


“Indica ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal a necessidade de reforma dos banheiros na ala antiga da Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida, no município em Ipiranga do Norte/MT”.


RESPOSTA: Em atendimento ao indicado, informamos que a presente demanda já foi encaminhada para o Departamento de Engenharia do município.


Indicação ° 034/2019, de Fabiano Arlindo Gonçalves


“Indica ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal a necessidade de aquisição de uma área, para alocação de entulhos , galhos e demais materiais recolhidos, no município em Ipiranga do Norte/MT”.


RESPOSTA: Agradecemos a indicação, informamos que o assunto é prioridade e está sendo realizada as sondagens de algumas áreas com as características necessárias para este fim.


PEDRO FERRONATTO

Prefeito Municipal de Ipiranga do Norte/MT


Fabiano do Povo aponta a necessidade de veículo de serviço para os profissionais da Academia da Saúde e Centro de Imagens

por kary_imprensa — publicado 21/05/2019 10h50, última modificação 21/05/2019 10h50
Fabiano do Povo aponta a necessidade de veículo de serviço para os profissionais da Academia da Saúde e Centro de Imagens

Imagem meramente ilustrativa. Não corresponde ao dia da sessão.

O vereador Fabiano do Povo encaminhou ao Plenário de ontem, 20/05, a Indicação 043/2019. Nesta, pede ao Executivo de Ipiranga do Norte que disponibilize um veículo para os profissionais da Academia da Saúde e do Centro de Imagens.

Com as recentes mudanças na Secretaria de Saúde, alguns serviços foram remanejados para outras estruturas prediais. Os atendimentos de fisioterapia, nutrição e treinamento físico estão lotados na Academia da Saúde. Já os serviços de psicologia e fonoaudiologia encontram-se no Centro de Imagens, ambas unidades localizadas no final da Rua dos Girassóis. A própria sede da Pasta mudou de endereço, agora na Av. Rio Branco - 1280, na antiga Viacampo. Embora as mudanças sejam julgadas pelo vereador como positivas, Fabiano do Povo comentou que os profissionais da saúde dessas duas unidades estão sem veículo de serviço para o desempenho de suas funções externas, se valendo - muitas vezes - de carros particulares para esta finalidade. Destacou que, se porventura ocorrer um acidente, os servidores sairão no prejuízo pois a Administração não lhes poderá ressarcir os danos.  

Dessa forma, a disponibilidade de um veículo comum às duas unidades é necessária em vista de fornecer condições mais adequadas de serviço aos profissionais e garantir o bom atendimento aos usuários.  


Assista a tribuna de Nelson Fernandes na 15ª Sessão Ordinária

por kary_imprensa — publicado 21/05/2019 13h28, última modificação 21/05/2019 13h28

Na manhã desta segunda-feira, 20/05, Nelson Fernandes fez uso da tribuna para comentar diversos assuntos, dentre eles sobre sua viagem a capital mato-grossense, Cuiabá, onde esteve na Assembleia Legislativa do Estado.

Afirmou que esteve nos gabinetes do deputados estaduais Silvio Favero, Dilmar Dal Bosco, Xuxu Dalmolin e Valdir Barranco para solicitar emendas impositivas para a Saúde ipiranguense, principalmente para as demandas de média e alta complexidade. Participou do Manifesto contra a criação de mais taxas ao agronegócio e elogiou o protagonismo do presidente Valdecir Batista Gheno na mobilização e participação dos produtores ipiranguenses para se unir ao Ato.

Ao mudar de assunto, foi questionado por Pedro Alessandro sobre a situação dos Correios e quais medidas o Executivo tem planejado. Nelson Fernandes explicou que A Prefeitura ipiranguense tem estudado a situação e que possivelmente será contratado mais um estagiário para contribuir nos serviços locais da estatal federal. Ressaltou que se não houver investimento do Município nisto, corre-se o risco da agência de Ipiranga do Norte fechar.

Assista completo:

 

Eluir Cavassin reclama de "privilégios a determinadas famílias" em contratações do Executivo de Ipiranga do Norte

por kary_imprensa — publicado 23/05/2019 11h00, última modificação 23/05/2019 11h00

O presidente Eluir Cavassin, leu recentemente  a resposta ao seu requerimento n° 009/2019 em que solicitou ao Executivo informações acerca do número de estagiários, suas atribuições e locais de trabalho para fins de fiscalização.

Diante das informações fornecidas pelo órgão, Eluir Cavassin se mostrou alarmado no que chamou de “privilégios a determinadas famílias”. Para o presidente, ficou evidente que algumas famílias estão sendo privilegiadas, onde pai, mãe e filhos trabalham no Executivo por meio de diferentes formas de vínculos empregatícios, se valendo da COOPSERVS e da OSCIP para isto. Quando alguns são privilegiados, outros saem prejudicados. “Outras pessoas poderiam ter a oportunidade de trabalhar e aumentar a renda de suas famílias”, disse, e nisto haveria maior distribuição das oportunidades, beneficiando mais núcleos familiares

Outro problema, a seu ver, é o grande número de funcionários terceirizados, em que a Administração Municipal paga valores maiores referente aos custos legais da OSCIP e da COOPSERVS, mas que são repassados salários inferiores aos trabalhadores. Ele defende que a realização de concurso público geraria menos custo à Administração e seria mais benéfico aos trabalhadores pois poderiam obter salários mais atrativos.       


Câmara aprova auxílio-alimentação para os conselheiros tutelares

por kary_imprensa — publicado 23/05/2019 11h50, última modificação 23/05/2019 11h50
Câmara aprova auxílio-alimentação para os conselheiros tutelares

Fonte: Prefeitura de Orleans/SC

Foi aprovado nesta segunda-feira, 20/05, o Projeto de Lei nº 015/2019 da Prefeitura de Ipiranga do Norte, que propôs conceder R$ 250 mensais de auxílio-alimentação aos conselheiros tutelares e ao motorista à disposição do órgão.

Em mensagem justificativa ao projeto, a Prefeitura destacou a importância dos trabalhos do Conselho Tutelar na sociedade ipiranguense e que “nada mais justo do que uma remuneração digna aos responsáveis por todo o amparo que se espera desse órgão”, escreve Pedro Ferronatto.

O Conselho Tutelar tem sido afetado com a grande rotatividade na ocupação dos cargos e um número expressivamente baixo nas inscrições nos processos de escolha. O aumento no benefício era uma necessidade e que espera-se que sirva como mais um ponto atrativo para novos candidatos.

Atualmente está em curso um novo processo para escolha de 5 membros titulares para o órgão, com salário de R$ 1 600, 00. As inscrições são realizadas no CRAS e encerram na próxima quinta-feira, 31 de maio. As eleições ocorrerão, e4m todo o Brasil, no dia 6 de outubro.


Critérios para o candidatar-se à vaga:


  1. Ser maior de 21 anos;

  2. Ter reconhecida idoneidade moral e civil;

  3. Estar quites com a Justiça Eleitoral;

  4. Não haver registro de antecedentes criminais;

  5. Residir em Ipiranga do Norte há mais de um ano;

  6. Escolaridade com ensino médio completo;

  7. Carteira Nacional de Habilitação (CNH) – Categoria B.


Maiores informações: (66) 3588-1555 ou 9 9647-0042.   



Vereadores comemoram classificação de Ipiranga do Norte na 2ª fase da Copa Centro América de Futsal

por kary_imprensa — publicado 29/05/2019 12h57, última modificação 29/05/2019 12h57

Em disputa na 1° fase da Copa Centro América de Futsal, na cidade de Sorriso, os atletas de Ipiranga do Norte conquistaram a classificação para a próxima etapa, após os jogos contra Itanhangá, Tapurah e Sorriso. Desta chapa, Sorriso e Ipiranga do Norte seguiram para a 2ª fase. Isto muito orgulhou os vereadores da Casa que destacaram a grande dedicação dos atletas e equipe técnica ao esporte, e quem tem divulgado positivamente o nome do Município.

O vereador Junior Federice, em uso da tribuna, ressaltou a importância do incentivo ao Esporte e a criação do Departamento de Esporte para delimitar os recursos financeiros destinados à área. Isto, a seu ver, facilitaria a destinação de recursos via emendas impositivas. Cogitou, inclusive, realizar uma Moção de Aplauso ao time adulto, bem como aos educadores físicos da Secretaria de Educação pelos significativos resultados do Esporte Ipiranguense. 

A Copa Centro América de Futsal é considerada o maior campeonato desta modalidade desportiva no Estado de Mato Grosso e os oito times, melhor colocados de cada categoria, estarão aptos para o MT CUP, cujos campeões garantirão vaga direta na Taça Brasil. 

Assista ao pronunciamento de Junior Federice:

 

Louis Dreyfus anuncia projeto de construção de estacionamento para caminhões e trânsito deverá ser normalizado

por kary_imprensa — publicado 28/05/2019 13h45, última modificação 28/05/2019 13h45

Nesta última sexta-feira, 24/05, o presidente Eluir Cavassin reuniu-se com um representante da Louis Dreyfus Commodities do Brasil, Unidade Ipiranga do Norte, para tratar sobre a notificação da Prefeitura quanto a problemas no trânsito da Av. Rio Branco, no setor industrial, devido ao estacionamento de caminhões na via em espera para a entrada na empresa. 

Com as presenças dos vereadores Junior Federice e Cleonaldo França, foi tratado sobre o compromisso da empresa na construção de um estacionamento para os caminhões. Para isto, está sendo negociado uma área próxima para esta finalidade, e assim normalize o trânsito na região.  A expectativa é que a sua construção inicie após a safra do milho.

Junior Federice pede construção de lombadas na Rua das Rosas

por kary_imprensa — publicado 29/05/2019 09h31, última modificação 29/05/2019 09h31
Junior Federice pede construção de lombadas na Rua das Rosas

Imagem meramente ilustrativa. Não corresponde ao dia da sessão.

A fim de garantir maior segurança no trânsito aos moradores da Rua das Rosas, o vereador Junior Federice realizou a Indicação n° 044/2019. Nesta, pede ao Executivo de Ipiranga do Norte que construa redutores de velocidade na citada via.

Durante a 15ª Sessão Ordinária, 20/05, Federice alegou que a Rua das Rosas tem se tornado “quase uma Fórmula 1”, com as imprudências e excessos de velocidade dos motoristas, acentuando os riscos de acidentes. Reforçou que o momento de realizar tal obra é durante o período de seca, e seria oportuno a realização de manutenções e pinturas nas vias.

Aprovada sem ressalvas, a Indicação n° 044/2019 foi encaminhada semana passada à Prefeitura para conhecimento do gestor e aguarda-se resposta sobre a possibilidade de atendimento.


Questionado pelos colegas sobre contratações do Executivo, Nelson Fernandes propõe criação de comissão para vistoriar secretarias municipais

por kary_imprensa — publicado 29/05/2019 11h55, última modificação 29/05/2019 12h02
Questionado pelos colegas sobre contratações do Executivo, Nelson Fernandes propõe criação de comissão para vistoriar secretarias municipais

Imagem meramente ilustrativa. Não corresponde ao dia da sessão.

O vereador Nelson Fernandes subiu à tribuna na última segunda-feira, 27/05, para comentar diversos assuntos, dentre eles, o novo parquinho infantil da praça Ilberto Effting, a liberação de capa asfáltica nas obras de pavimentação e as estradas vicinais. Foi este último tema que rendeu muitos questionamentos por parte de seus colegas de Plenário.

Segundo Nelson Fernandes, a Administração ipiranguense tem uma grande preocupação com a manutenção das estradas. Já foram adquiridos mais maquinários, mas alguns deles encontram-se parados por carência de funcionários, cujo número não é suficiente para desenvolver todos os serviços. Explicou que não há mais funcionários por “má vontade do prefeito”, como alguns dizem, mas sim por esbarrar na burocracia, em que a Prefeitura já atingiu o limite de gastos com folha de pagamento e no número de contratações. Está em andamento um novo processo licitatório para a terceirização de serviços permitidos em lei, atualmente desempenhados pela COOPSERV’S.  Na contrapartida, Cleonaldo França questionou o líder do Governo se existe um cronograma de atividades, a ser desempenhadas pela Secretaria de Obras, em vista da manutenção das estradas. Para França, diante dessa realidade a secretaria deve priorizar a atenção sobre os pontos mais críticos e arrumá-las logo. Em resposta, Nelson Fernandes afirmou que o secretário de obras já foi alertado pela própria Administração sobre isso e que um dos principais problemas para as manutenções, que eram as cascalheiras, foi solucionado. Isto favorece o andamento dos trabalhos e, após a licitação sobre a terceirização, o problema de mão-de-obra deverá ser resolvido.

Junior Federice também solicitou a palavra e, na oportunidade, fez um pedido para que o Executivo investigue sobre boatos de que há servidores não habilitados dirigindo os novos maquinários da Secretaria de Obras. Já Fabiano do Povo questionou sobre as muitas contratações terceirizadas, os baixos salários pagos por meio da cooperativa, os problemas enfrentados com a COOPSERV’S,  e a necessidade de fazer concurso público, bem como cumprir com a promessa do Plano de Cargos, Carreiras e Salários dos Servidores do Executivo. Em resposta aos colegas, Nelson Fernandes disse que se isto for verdade, cabe realizar uma auditoria na Pasta e pediu que a pessoa que passou a informação apresente provas concretas sobre isso. Sobre o número de funcionários, disse que os vereadores tem o direito de visitar as secretarias e averiguar “se tem gente sobrando ou faltando”. Com isso, propôs a criação de uma comissão de vereadores para vistoriar, pessoalmente, cada secretaria. Sobre a criação da comissão, o 2° secretário Marcos Vargas concordou com a sugestão para verificar a realidade de cada secretaria do Executivo e se há ou não irregularidades. Pontuou, inclusive, que há uma diferença salarial grande entre os servidores, em que uns ganham muito bem e outros não, e que a necessidade de mais funcionários se dá, principalmente, para cargos com menores salários que impactam menos a folha.

Em conclusão, Nelson Fernandes enfatizou o papel do vereador na fiscalização do Executivo:

“Nós temos por obrigação fazer esse tipo de fiscalização porque quando eu vou me referir que a Prefeitura está desviando, ou fazendo alguma coisa, eu tenho que ver que eu sou o fiscalizador, eu tenho que apresentar provas, eu tenho que dizer aonde está acontecendo. Então, [...] o vereador tem dúvida se está sobrando funcionários em certas secretarias? Vamos lá verificar! Pede uma lista, todas elas estão organizadas e têm suas listas de funcionários. [...] Quem está lá fora (cidadão) tem que ter uma resposta concreta [nossa] ”, argumentou.  

Assista a tribuna completa:

Vereadores comemoram classificação de Ipiranga do Norte nas oitavas da Copa Centro América de Futsal

por kary_imprensa — publicado 04/06/2019 11h25, última modificação 04/06/2019 11h30

Marcos Vargas chegou rouco na 17ª Sessão Ordinária. Em um tom baixo, mas sorridente disse que gastou a voz torcendo por Ipiranga do Norte na 2ª fase da Copa Centro América de Futsal, cujo jogos do Grupo C foram sediadas no Município. O clima era de satisfação pelo ótimo desempenho dos atletas, na última sexta e sábado (31/05 e 1°/06), no maior campeonato da categoria desportiva de Mato Grosso.

Com a segunda melhor pontuação em número de gols de seu grupo, os atletas ipiranguenses estão classificados para a próxima fase: as oitavas de final. Venceram Jangada por 09 X 03, o Zappin/Sonhart de Nova Mutum por 04 X 02 e empataram com o Clube Diamantinense de Futsal por 04 X 04. Mesmo empatados pelo número de vitórias, a segunda colocação veio pela quantidade de gols: 17 de Ipiranga do Norte contra 19 de Diamantino.

Veja a tabela:

Em tribuna, Junior Federice elogiou o desempenho dos atletas de Ipiranga do Norte e a grande participação da população nos jogos que lotaram o Ginásio Municipal. Destacou que os atletas ipiranguenses mesmo não sendo “profissionais”, pois não vivem do futsal e cada qual tem seus empregos em outras áreas, montaram um time que está entre os 12 melhores de Mato Grosso e têm divulgado o nome do Município.

Com estes bons resultados, Federice enfatizou novamente a importância e a necessidade de maior investimento no Esporte de Ipiranga do Norte através de obras de melhoria do Ginásio Municipal, construção de campo society e outros incentivos que melhorem as condições de treinamento e a realização de campeonatos locais.

Na oportunidade, reafirmou seu compromisso em conceder uma moção de aplauso a cada atleta e técnicos como reconhecimento pelo trabalho em destaque.  



<iframe width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/W1YoxxeQ1io" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe>

Marcos Vargas parabeniza início dos trabalhos do PROERD em Ipiranga do Norte

por kary_imprensa — publicado 04/06/2019 13h25, última modificação 12/06/2019 12h57
Marcos Vargas parabeniza início dos trabalhos do PROERD em Ipiranga do Norte

FOTO: SEMECE

Em março de 2017 o vereador Marcos Vargas realizou a Indicação n° 051/2017, ao Executivo de Ipiranga do Norte, para que fosse implantado no Município o Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (PROERD) em parceria com as escolas e a Polícia Militar. Em um trabalho entre a Conselho de Segurança (CONSEG), a Secretaria Municipal de Educação, as escolas e a Polícia Militar o PROERD tornou-se realidade aos ipiranguenses. 

Desenvolvido em centenas de municípios brasileiros, o PROERD já apresentou significativos resultados e contribuições à sociedade na prevenção às drogas e a violência. O programa se destina a crianças e adolescentes do 5° ao 7° ano do ensino fundamental. Em sua mídia social, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte divulgou a reunião, realizada junto com os estudantes e suas respectivas famílias, para anunciar o início dos trabalhos no segundo semestre de 2019.

Marcos Vargas não esteve presente na reunião, mas comemorou o início dos trabalhos:

“Isto irá beneficiar muito aos nossos jovens ipiranguenses, que é um grande ganho para a sociedade. Torço para que os objetivos reais do projeto sejam alcançados e que este trabalho preventivo contribua para a diminuição da vulnerabilidade de nossos jovens diante de situações de violência e drogas”, comentou Marcos Vargas.

Nesta segunda-feira, 10/06, Marcos Vargas foi à tribuna para parabenizar os trabalhos do PROERD: "Hoje em dia tem muitos pessoas levando as crianças para o mal caminho [...] e acaba desvirtuando jovens...jovens que têm um futuro brilhante que acabam se envolvendo nestes caminhos tortos", disse e completou que este trabalho é importante para "atacar o outro lado", o da prevenção. "Faço hoje o uso da tribuna para agradecer, realmente, a Prefeitura pelo esforço que conseguiu uma indicação nossa de lá atrás, de 2017", disse Marcos Vargas.

Assista ao pronunciamento completo:

Valdecir Strada pede melhorias no PSF II ao Executivo de Ipiranga do Norte

por kary_imprensa — publicado 05/06/2019 10h08, última modificação 05/06/2019 10h08

Na 17ª Sessão Ordinária, realizada neste última segunda-feira (03/06), o vereador Valdecir Strada levou ao Plenário duas indicações para a área de Saúde Pública.

Segundo Strada, esteve recentemente no PSF II e, em diálogo com os profissionais e usuários, recebeu algumas demandas do setor. Ao formalizar os pedidos pelas indicações n° 045 e 046/2019, o vereador apontou a necessidade de: aquisição de um suporte para balão de oxigênio; de uma nova geladeira para conservação da medicação; de cobertores para os pacientes; uma nova porta divisória na recepção e na triagem; de escada para a subida dos pacientes à maca; e aquisição de mais bancos de espera para os usuários na recepção da unidade.

Em justificativa oral às suas indicações, Strada afirmou que viu idosos e mães com crianças de colo sem ter lugares para sentar no aguardo do atendimento. Relatou, inclusive, que muitos usuários estavam na espera do lado externo do PSF II, sob o sol, e pediu que o prefeito possa atender essas indicações, pois “o povo está lá sofrido, todo mundo esperando de pé”, disse.

Nota de Pesar por Rosa Lira Dapper

por kary_imprensa — publicado 10/06/2019 13h12, última modificação 10/06/2019 13h12

A Câmara de Vereadores de Ipiranga do Norte recebe com muito pesar a notícia do falecimento da senhora Rosa Lira Dapper neste domingo, 09/06, em decorrência de uma enfermidade. 

Natural de Carazinho/RS, Rosa Dapper foi moradora antiga do Município. Em 1996 veio para Ipiranga do Norte quando estas terras ainda eram um assentamento pertencente a Tapurah/MT.  Muito estimada por aqueles que a conheciam, Rosa Dapper aos 63 anos deixa saudades a todos que a amam. 

Às famílias Dapper e Jacques apresentamos a nossa solidariedade e prece neste momento de separação, dor e luto. 

Vereadores visitam obras de pavimentação do Bairro das Flores e se reúnem com coordenação geral do Executivo

por kary_imprensa — publicado 11/06/2019 13h08, última modificação 11/06/2019 13h08

Há quase uma semana, os vereadores Fabiano do Povo e Nelson Fernandes estiveram em visita às obras de pavimentação da Prefeitura de Ipiranga do Norte/MT. Na ocasião, percorreram as ruas e avenidas do Município para registrar a situação da limpeza urbana e conversar com munícipes. Em seguida, se reuniram com o secretário de coordenação geral, Marcelo Bresolin, bem como com o engenheiro civil do Executivo, Eugênio Lucchesi, para esclarecer dúvidas dos ipiranguenses. 

34 784,65 m² referentes a três ruas principais e quatro transversais estão com obras em andamento, conforme explicado por Lucchesi.  Neste trabalho, a Prefeitura desempenha a responsabilidade pela terraplanagem - iniciada em 1° de abril - e de entregar as bases prontas à empresa licitada para a continuidade das obras. Com um contrato de R$ 1 558 927,62 a empreiteira COTERPA é responsável pela construção da capa asfáltica, meio-fios, calçadas, gramado nos passeios, sarjetas e bocas de lobo. Isto, nas ruas: Fortaleza, Margaridas, Orquídeas, Jasmins, Campos do Jordão, Ouro Preto e Camboriú. Iniciado em 2 de maio, os trabalhos têm prazo de execução em 90 dias.

Ao ser perguntado sobre a construção de quebra-molas nas novas pavimentações, Marcelo Bresolin explicou aos vereadores que encontra-se em andamento a abertura do processo licitatório para a realização destas obras. Nesta, incluirá a reparação dos pontos no asfalto danificados pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) na execução de seus trabalhos. No entanto, os danos causados nas calçadas residenciais e comerciais por serem competência e responsabilidade da autarquia SAAE  - órgão com autonomia econômica e administrativa - não poderão ser realizadas pela Prefeitura.

Sobre a situação de diversas árvores no perímetro urbano, Bresolin afirmou que a Secretaria de Obras já está trabalhando na poda em cada região. No dia desta conversa, 05/06, a equipe estava na região próxima à Escola Nossa Senhora Aparecida e seguirá, pouco a pouco, em todas as regiões da cidade. Quanto aos big bags de lixos residenciais da cidade, a partir do dia 15 passarão a ser recolhidos.     




Confira as fotos:



Cleonaldo França reclama novamente de danos causados pelo SAAE nas calçadas residenciais e ruas

por kary_imprensa — publicado 12/06/2019 11h37, última modificação 12/06/2019 11h37
Cleonaldo França reclama novamente de danos causados pelo SAAE nas calçadas residenciais e ruas

Rua dos Lírios. Registrado em 05 de junho de 2019.

Cleonaldo França se mostrou aborrecido nas últimas sessões ordinárias da Câmara. O motivo: insatisfação com a resposta oficial do Serviço Autônomo de Água e Esgoto à sua Indicação n° 029/2019, realizada em 21 de março deste ano. Nela, havia pedido a reparação dos danos às calçadas dos munícipes durante os trabalhos de manutenção no fornecimento de água.

Recortes no asfalto e em calçadas são encontrados em diversos pontos da cidade de Ipiranga do Norte. Elas decorrem dos atos de manutenção do encanamento de água. O problema, para Cleonaldo França, é que vários ipiranguenses têm investido no calçamento do passeio e o SAAE danifica sem reparar, deixando o prejuízo ao cidadão. Segundo o vereador, há tempos um morador lhe reclamava de sua calçada danificada, mas cansado de esperar pelo conserto, reinvestiu no reparo com dinheiro próprio.

Desde o ano passado este problema tem sido objeto de cobrança dos vereadores e de reclamação de vários ipiranguenses que necessitam dos serviços do SAAE. Em resposta oficial, a autarquia afirmou que reconhece o seu dever de manutenção dos passeios públicos, mas que não existe normatizado uma taxa de manutenção que serviria como dotação orçamentária para o efetivo conserto seguindo o princípio público de legalidade. Completou que o SAAE somente poderá executar os serviços de reparação através da cobrança das taxas e que possui um projeto, a ser encaminhado à Câmara, para regulamentar este tipo de serviço nos passeios públicos.

Quanto aos reparos na pavimentação asfáltica, recentemente o secretário de coordenação geral Marcelo Bresolin afirmou que está em andamento um processo de abertura de licitação para esta finalidade. Já as calçadas, por ser responsabilidade legal do SAAE, não poderão ser realizados pela Prefeitura, apenas pela autarquia.    

Leia a resposta na íntegra:


Vereadores visitam Secretaria de Obras e tratam sobre a situação dos ônibus escolares

por kary_imprensa — publicado 14/06/2019 10h59, última modificação 14/06/2019 10h59

Os vereadores Marcos Vargas, Cleonaldo França e Fabiano do Povo estiveram na manhã desta quinta-feira, 13/06, em conversa com o secretário de obras, Geraldo Vicente da Silva, para tratar sobre problemas com os ônibus escolares.

Durante o diálogo, Fabiano do Povo comentou sobre os boatos em circulação de que haviam linhas escolares desassistidas devido a problemas em alguns ônibus. Em resposta, o secretário Geraldo esclareceu que há sim três ônibus parados aguardando a chegada de novas peças para a manutenção, mas que os ônibus reservas estão na ativa e todas as linhas estão sendo atendidas. Entretanto, relatou que tem enfrentado problemas com os fornecedores de peças veiculares que dificultam a agilidade das manutenções. Acontece das peças demorarem para chegar e quando chegam não serem as solicitadas às empresas fornecedoras licitadas, atrasando o processo. Medidas administrativas têm sido realizadas para lidar com a situação.

Acompanhados por Geraldo Vicente, os vereadores verificaram a realidade dos ônibus e constataram a necessidade de diversos reparos a fim de garantir a segurança dos estudantes durante o transporte. Na ocasião, os vereadores comentaram sobre a precariedade da ponte do Furnas III e perguntaram se está agendado a manutenção. Geraldo afirmou que já realizou a solicitação da madeira dentro do Executivo e ainda não recebeu o material, mas disse que quando houver será realizado.

Sobre as estradas, os vereadores elogiaram os trabalhos realizados no Parque das Emas e, na oportunidade, repassaram o pedido dos moradores quanto a necessidade de molhar diariamente as estradas da região a fim de amenizar a poeira. Nisto, sugeriram alugar um caminhão para desempenhar este serviço no período de seca. Geraldo explicou que não há necessidade de aluguel pois os dois caminhões da Secretaria de Obras dariam conta de atender esta demanda. O problema, segundo ele, é quanto ao pagamento das horas-extras aos motoristas, pois a molhagem deve ocorrer no amanhecer e no entardecer, fora do horário de serviço. Os vereadores se comprometeram em indicar ao prefeito Pedro Ferronatto sobre esta demanda dos moradores do Parque das Emas.

Após a visita à Secretaria de Obras, os vereadores Cleonaldo França e Marcos Vargas foram ao Parque das Emas para conferir outro pedido dos moradores: a construção de redutores de velocidade na região. A reclamação é que, após a manutenção das estradas, os motoristas têm abusado no excesso de velocidade. Com a constatação in loco da necessidade, os vereadores formalizarão o pedido por meio de indicação parlamentar.   


TRIBUNA: Junior Federice sobre o Menor Aprendiz e a sinalização de trânsito

por kary_imprensa — publicado 24/06/2019 09h00, última modificação 24/06/2019 09h01
ASSISTA

Há uma semana, 17/06, Junior Federice foi à tribuna para comentar sobre o projeto de lei do Menor Aprendiz, bem como a grande necessidade de melhorias e investimentos na sinalização de trânsito ipiranguense. Na ocasião, também apresentou a sua justificativas às indicações n° 047 e 048/2019 que solicitam  a manutenção do antigo ônibus da Saúde e a construção de lombadas na Rua dos Pequis. Assista:

TRIBUNA: Nelson Fernandes comenta sobre os trabalhos da Secretaria de Obras nas estradas

por kary_imprensa — publicado 24/06/2019 09h06, última modificação 24/06/2019 09h06

Na 19ª Sessão Ordinária, 17/06, o líder do Governo Nelson Fernandes utilizou a tribuna para comentar e agradecer os trabalhos da Secretaria de Obras na manutenção de estradas. Entretanto, lamentou as dificuldades da Pasta em manter a limpeza urbana. Assista:

 

TRIBUNA: Marcos Vargas comenta sobre a situação dos ônibus escolares e linhas temporariamente desassistidas

por kary_imprensa — publicado 24/06/2019 09h20, última modificação 24/06/2019 09h20

Na segunda-feira passada, 17/06, o 2° secretário Marcos Vargas fez uso da tribuna para comentar sobre sua visita à Secretaria de Obras para buscar esclarecimentos quanto a situação dos ônibus escolares, bem como as suas respectivas linhas rurais. Embora no dia da visita, 13/06, o secretário municipal Geraldo Vicente da Silva tenha afirmado que mesmo com quatro ônibus em manutenção todas as linhas estavam sendo atendidas, o vereador Marcos Vargas afirmou que teve conhecimento de que no mesmo dia 13 e 14 de junho duas linhas ficaram - temporariamente - desassistidas. Assista a discussão acerca da problemática dos ônibus escolares:

INDICAÇÃO: Junior Federice pede mais lombadas na Rua dos Pequis

por kary_imprensa — publicado 25/06/2019 09h18, última modificação 25/06/2019 09h18
INDICAÇÃO: Junior Federice pede mais lombadas na Rua dos Pequis

Rua dos Pequis. Registrado em 25 de junho de 2019.

Há uma distância relevante entre cada redutor de velocidade na Rua dos Pequis. Conforme dito em tribuna pelo vereador Junior Federice, em 17 de junho, este intervalo tem servido como “Fórmula 1” para alguns motoristas. É com base nesta reclamação feita pelos moradores que o vereador encaminhou à plenário a Indicação n° 048/2019.

Em nota justificativa, Junior Federice afirmou que a Rua dos Pequis possui um grande tráfego e o atual número de lombadas não são suficientes para conter os abusos no excesso de velocidade. Na contrapartida, o vereador Nelson Fernandes - líder do Governo - afirmou que a Prefeitura de Ipiranga do Norte já tem previsto a construção dos redutores de velocidade em diversas ruas da cidade. O processo licitatório encontra-se em andamento. 


INDICAÇÃO: Junior Federice pede a manutenção urgente do antigo ônibus da Saúde

por kary_imprensa — publicado 25/06/2019 11h35, última modificação 25/06/2019 12h26
INDICAÇÃO: Junior Federice pede a manutenção urgente do antigo ônibus da Saúde

Imagem meramente ilustrativa. Não corresponde ao dia da sessão da matéria.

Na 19ª Sessão Ordinária, 17/06, Junior Federice encaminhou à plenário a Indicação n° 049/2019. Esta, aponta a necessidade de manutenção completa no veículo de PLACA NJU 2963, o antigo ônibus da Saúde. 

Com a aquisição recente de um novo ônibus para a Saúde Pública de Ipiranga do Norte/MT, o antigo veículo tem sido utilizado para o atendimento de demandas de transporte de atletas, entidades civis e religiosas, dentre outros. A precariedade do ônibus, carente de manutenção, tem preocupado os usuários. O próprio vereador Junior Federice afirmou ter viajado a bordo do veículo e ficou alarmado com os problemas que expõe os passageiros a sérios riscos. Segundo Junior Federice, o farol está quebrado, há problemas em pastilhas, nos condicionadores de ar e em outros pontos. 

“Eu estive no ônibus a noite e eu mesmo não conseguia dirigir. O Adão está levando crianças, professores, pais...do jeito que o Adão dirigiu ele é um guerreiro...eu não conseguia...juro por Deus...e eu não tenho problema nenhum de visão. Então a gente pede urgente [...] a manutenção”, alertou e completou: “que chegue aos órgãos competentes por que isso passou da hora já, isso é be-a-bá e tem que fazer urgente. Antes de colocar na estrada precisa-se fazer a manutenção no seu veículo”, reclamou. 

Durante o intervalo destinado para a discussão da indicação, o 1° secretário Fabiano do Povo afirmou não entender como um ônibus dentro da Secretaria de Obras, que dispõe de profissionais especializados, chegou à precariedade atual. Para Fabiano do Povo a Pasta tem sido mal gerenciada, pois houve ambulâncias e outros veículos que ficaram parados há semanas à espera por manutenção.

“Infelizmente, vereador [Junior], é uma indicação...até assim...que eu fico sem graça de ter que votar uma indicação dessa...porque tá lá, vereador Nelsinho [...], tá lá! os caras vê aquilo todo dia e aí deixa [o ônibus] chegar no extremo!?”, reclamou Fabiano.

“Eu também fico triste de ter que fazer uma indicação para comprar farol, para cobrar manutenção”, completou Federice. 

Recentemente os vereadores Marcos Vargas, Cleonaldo França e Fabiano do Povo, estiveram em visita na Secretaria de Obras para verificar a situação dos ônibus escolares. Naquela ocasião, o secretário Geraldo Vicente da Silva explicou os problemas enfrentados pela Pasta com os fornecedores para a aquisição de peças, com muitos atrasos, não envio de peças necessárias ou mesmo trocadas. Um outro ponto é carência de pessoal, que têm feito com que o próprio secretário atue em serviços operacionais ao invés de dedicar-se exclusivamente à gestão da Pasta. A partir disso o vereador Pedro Alessandro ponderou que devido ao secretário de obras ter que estar envolvido no abastecimento dos maquinários, isto dificulta o desempenho do trabalho que lhe é próprio: a administração. Com isso, o Executivo ipiranguense precisa rever a sua forma de gerenciar a Pasta, de forma que a população não saia mais prejudicada.

Após as discussões, a Indicação n°049/2019 de Junior Federice, foi aprovada por unanimidade e encaminhada ao prefeito Pedro Ferronatto. Aguarde-se resposta e possível atendimento.

INDICAÇÃO: Marcos Vargas pede redutores de velocidade no Parque das Emas

por kary_imprensa — publicado 25/06/2019 12h39, última modificação 25/06/2019 12h39

Há cerca de duas semanas o vereador Marcos Vargas, junto com Cleonaldo França, percorreu o Parque das Emas para conferir os trabalhos de manutenção nas estradas da região. Embora este pedido tenha sido bem atendido, os moradores também solicitaram a construção de redutores de velocidade a fim de inibir os excessos de velocidade. Na manhã de ontem, 24/06, Marcos Vargas formalizou o pedido ao Executivo pela Indicação n° 050/2019. 

Confira as respostas da Prefeitura às indicações de n° 035 a 044/2019 dos vereadores

por kary_imprensa — publicado 02/07/2019 13h28, última modificação 02/07/2019 13h28
Confira as respostas da Prefeitura às indicações de n° 035 a 044/2019 dos vereadores

Imagem meramente ilustrativa.

Não conseguiu participar das sessões ordinárias? Confira a seguir as respostas da Prefeitura de Ipiranga do Norte às recentes indicações dos vereadores.

 

 

INDICAÇÃO N° 035/2019 | ELUIR CAVASSIN


“Indica ao Exmo. Senhor Prefeito Municipal a necessidade de contratação de vigias para as escolas municipais de Ipiranga do Norte/MT”.


RESPOSTA: Grato pela presente indicatória, vimos por meio deste informar que a Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida possui um vigia noturno, mas ressaltamos que durante o período de aula (matutino e vespertino) o sr. Paulo está responsável pelo portão da Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida, na Escola Crescer e Aprender a srª. Cleci Longhi, e no CMEI Primeiros Passos, o sr. Edvaldo (Pernambuco).



INDICAÇÃO N° 036/2019 | ELUIR CAVASSIN


“Indica ao Exmo. Senhor Prefeito Municipal a necessidade da aquisição de computadores para o laboratório de informática da Escola Nossa Senhora Aparecido do município de Ipiranga do Norte/MT”.


RESPOSTA: Em atendimento ao indicado, informamos que os computadores foram licitados por peças/partes, e que os mesmos encontram-se adquiridos, porém, faltam alguns processadores licitados que não são mais fabricados, sendo assim a empresa que havia ganhado a licitação perante esse item n° 36, da Ata de Registro de Preço n° 047/2018, solicitou desistência do mesmo, com tudo esta licitação vence agora neste mês de maio.

Sendo assim, próximo edital aberto para aquisição de materiais de informática, serão licitados computadores completos, e estes processadores que estão vindo a faltar, informo que se encontra anexo todo o trâmite do cancelamento do item supracitado. 



INDICAÇÃO N° 037/2019 | ELUIR CAVASSIN


“Indica ao Exmo. Senhor Prefeito Municipal a necessidade de cascalhar e reparem as estradas municipais localizada em frente as Fazendas Zeferino Nicolau, Remor, Aureom até a Fazenda Santa Fé, bem como, do travessão localizado em frente a Fazenda de Pedro Martins até a Fazenda Cavalo Branco do município de Ipiranga do Norte/MT”.


RESPOSTA: Agradecemos a presente indicatória, informamos que a mesma foi encaminhada para a Secretaria de Obras e Serviços Públicos, para conhecimento e providência. 



INDICAÇÃO N° 038/2019 | FABIANO DO POVO


“Indica ao Exmo. Senhor Prefeito Municipal a necessidade da realização de processo administrativo de desapropriação de áreas de cascalheiras, no município de Ipiranga do Norte/MT”.


RESPOSTA: Vimos por meio deste informar que a matéria indicada é complexa e requer uma série de estudos, além de recursos para bancos os custos das ações em tal formato.

Assim estaremos, com base no decreto n° 3 365 de 21 de junho de 1914 e no Recurso Extraordinário do Suérior Tribunal Federal, STF-RES315135-RS-30-04-2002, elaborando Projeto de Lei que torna de utilidade pública todas as jazidas de cascalho no município de Ipiranga do Norte, exceto as jazidas com autorização de lavra.


INDICAÇÃO N° 039/2019 | FABIANO DO POVO


“Indica ao Exmo. Senhor Prefeito Municipal a necessidade da aquisição de uma autoclave de grande porte e da destinação de uma sala específica para esterilização dos materiais hospitalares nos postos municipais de saúde de Ipiranga do Norte/MT”.


RESPOSTA: Em resposta a indicação de realizar local específico para esterilização, informo o Legislativo Municipal que estamos estudando ação desde meados de outubro de 2018, visando destinar uma sala específica para realizar a produção, esterilização e acondicionamento dos materiais para esterilização. Para isso, necessitaremos de rede de energia específica para evitar que aparelhos danifiquem devido à queda de energia. salientamos que está previsto aquisição de autoclaves maiores e que realizem o ciclo de esterilização de maneira adequada, contudo necessitamos finalização da cotação e licitação para podermos adquiri-las.

Trabalharemos em conjunto com Conselho Municipal de Saúde para concretizar planejamento supracitado durante o ano de 2019. 

Em tempo parabenizo indicação que vai de encontro com missão desta Secretaria de Saúde, que busca oferecer qualidade nos serviços prestados e consequentemente à economia dos recursos municipais. 



INDICAÇÃO N° 040/2019 | JUNIOR FEDERICE


“Indica ao Exmo. Senhor Prefeito Municipal a necessidade de enviar projeto de sua competência para instituir o programa Jovem Aprendiz, no município de Ipiranga do Norte/MT”.


RESPOSTA: Em resposta a indicação de n° 40/2019, informamos que a necessidade de instituir o Programa Jovem Aprendiz foi apontado em reunião com o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente no dia 19/03/2019 onde os conselheiros trataram da importância dessa iniciativa para o município e definiram como uma das prioridades para o uso do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente.

A necessidade surgiu perante a definição das ações em prol de crianças e adolescentes, onde verificou-se que de forma geral no país e não diferente no nosso município o público de maior vulnerabilidade social e com maior dificuldade de adesão aos serviços constitui-se por adolescentes a partir dos 15 anos, que abandonam a prática de esportes e outras atividades motivados pelo anseio em obter remuneração. 

De tal forma, para que essa inserção no mercado de trabalho ocorra de forma legalizada e benéfica ao público ela deve acontecer através do Programa Menor Aprendiz, que além de profissionalizar preocupa-se em manter os jovens na escola e agrega formação, visando garantir a competitividade futura no mercado de trabalho que exige cada vez mais qualificação dos seus profissionais. 

Além dos motivos citados, essa seria uma oportunidade de acompanhar as famílias desses adolescentes que frequentemente relatam os desafios na educação de seus filhos.

Desde então, a equipe técnica da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social concentrou-se em levantar as estratégias para implantação, e a primeira ação foi estudar e elaborar um esboço de projeto de lei. Esse documento foi encaminhado e está em análise para ajustes da assessoria jurídica. De tal forma em breve o projeto de lei indicado deverá ser apresentado para apreciação da Câmara Municipal. 


INDICAÇÃO N° 041/2019 | JUNIOR FEDERICE


“Indica ao Exmo. Senhor Prefeito Municipal a necessidade de enviar projeto de sua competência sobre a criação do Bolsa Atleta para atletas e paratletas, no município de Ipiranga do Norte/MT”.


RESPOSTA: Gratos pela presente indicação, informamos que o mesmo foi encaminhada para a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes, para conhecimento e estudo da condição apresentada. 


INDICAÇÃO N° 042/2019 | MARCOS VARGAS


“Indica ao Exmo. Senhor Prefeito Municipal a necessidade de aumentar a altura do muro ou colocar grades com altura suficiente para melhorar a segurança da Escola Nossa Senhora Aparecida, em Ipiranga do Norte/MT”.


RESPOSTA: Gratos pela presente indicatória, informamos que neste momento estaremos priorizando outras melhorias que se fazem necessárias na estrutura da referida escola, mas, oportunamente faremos a melhoria sugerida. 


INDICAÇÃO N° 043/2019 | FABIANO DO POVO


“Indica ao Exmo. Senhor Prefeito Municipal a necessidade de  aquisição de um veículo para a Academia da Saúde e Centro de Imagens, no município de Ipiranga do Norte/MT”.


RESPOSTA: Gratos pela presente indicação, mas no momento a Secretaria Municipal de Saúde, encontra-se satisfatoriamente com os veículos atuais. Desta forma, entendemos que poderemos ajustar algumas rotinas da secretaria e continuar realizando os atendimentos necessários.



INDICAÇÃO N° 044/2019 | JUNIOR FEDERICE


“Indica ao Exmo. Senhor Prefeito Municipal a necessidade da instalação de redutor de velocidade (quebra-molas) na Rua das Rosas, no município de Ipiranga do Norte/MT”.


RESPOSTA: Agradecemos a presente indicatória, informamos que a mesma foi encaminhada ao Departamento de Engenharia do município, para a elaboração de um projeto para a instalação de redutor de velocidade (quebra-molas) em todas as ruas do município já pavimentadas que ainda não possuem os mesmos. 




Atenciosamente,


Pedro Ferronatto

Prefeito de Ipiranga do Norte/MT


Vereadores discutem situação das estradas e líder do Governo comenta sobre dificuldades do Executivo

por kary_imprensa — publicado 03/07/2019 09h35, última modificação 03/07/2019 09h36
Vereadores discutem situação das estradas e líder do Governo comenta sobre dificuldades do Executivo

Imagem meramente ilustrativa. Não corresponde ao dia da sessão da matéria.

Nelson Fernandes fez uso da tribuna nesta segunda-feira, 01°/07, para comentar sobre a situação das estradas e tentar esclarecer acerca das dificuldades enfrentadas pela Prefeitura de Ipiranga do Norte para lidar com o problema. Ao longo de seu pronunciamento os demais vereadores fizeram sugestões e questionamentos sobre o tema. Assista a discussão: 

INDICAÇÃO: Marcos Vargas pede por iluminação pública na estrada de acesso ao Parque das Emas

por kary_imprensa — publicado 03/07/2019 11h20, última modificação 03/07/2019 12h25

Entre o término da Avenida Vitória e a primeira chácara do Parque das Emas são um pouco mais de 1 km de distância. Este trecho da estrada não dispõe de iluminação pública e é costeada por grandes valetas de drenagem que, na escuridão, tornam-se potencialmente perigosos.

Segundo Marcos Vargas, os moradores do Parque das Emas estão satisfeitos com a qualidade da manutenção das estradas vicinais da região, mas pediram sobre a possibilidade de instalação de iluminação pública nas vias de acesso ao setor chacareiro. A partir disso, Marcos Vargas formalizou o pedido pela Indicação n° 051/2019, na qual apontou esta demanda dos moradores ao Executivo ipiranguense e que avalie junto a Energisa a possibilidade de atendimento. Ressaltou que esta era uma promessa do atual prefeito Pedro Ferronatto em período de campanha eleitoral, mas que ainda não foi cumprido. 

A Indicação n°051/2019, de Marcos Augusto de Matos Vargas, foi aprovada sem ressalvas pelos colegas e encaminhada ao prefeito Pedro Ferronatto para conhecimento e averiguação. 


Fabiano do Povo cobra novamente sobre a limpeza urbana de Ipiranga do Norte

por kary_imprensa — publicado 04/07/2019 12h22, última modificação 04/07/2019 12h22
Fabiano do Povo cobra novamente sobre a limpeza urbana de Ipiranga do Norte

Foto ilustrativa.

Na última segunda-feira, 01° de julho, o vereador Fabiano do Povo reclamou em tribuna dos bigbags que estão - segundo ele- há mais de 20 dias sem serem recolhidos. Lamentou sobre a sujeira da cidade, em que já há registros de casos de dengue. Cobrou do líder do Governo que repasse a queixa ao Executivo e que Secretaria de Obras, que é responsável pela limpeza, planeje as atividades desta natureza.

"O secretário de obras é o chefe da Secretaria de Obras. Se a Secretaria não está funcionando ele tem que tomar providências porque ele é o responsável por aquele setor. Se as pessoas que estão nas competências que ele colocou não têm capacidade...ele que troque. Porque, infelizmente, não dá para toda semana, todo mês, todo ano nós [estarmos] cobrando a limpeza e que não é feita", reclamou Fabiano do Povo.

Assista a discussão completa: 

Câmara autoriza Executivo a alienar terreno em vista de futuro programa de habitação popular

por kary_imprensa — publicado 17/07/2019 13h30, última modificação 17/07/2019 13h29

Os vereadores de Ipiranga do Norte aprovaram nesta última terça-feira, 16/07, o projeto de lei n° 025/2019 em que autoriza a Prefeitura Municipal a iniciar o trâmite em vista do programa de habitação popular.

Conforme a súmula, foi autorizado o Executivo a “alienar em favor da empresa vencedora do chamamento público, a ser realizado mediante processo licitatório, lote urbano para o Programa Habitacional do Governo Federal - Minha Casa Minha Vida - a ser realizado em parceria com a Caixa Econômico Federal e/ou Banco do Brasil”.

O projeto de lei n° 025/2019, aprovado por unanimidade, é um pontapé inicial para que o Executivo ipiranguense desenvolva os trabalhos em vista de atender uma parcela da grande demanda por habitação popular, cujo número de cadastrados chega a 600 famílias. Estima-se que deverão entrar para o financiamento pelo Programa Minha Casa Minha Vida aproximadamente 200 casas. Segundo explicou o vereador Pedro Alessandro Nascimento, durante 2ª Sessão Extraordinária, existe uma grande dificuldade em conseguir recursos federais e incentivo ao programa por meio da doação total das casas e que por esta razão tem-se trabalhado com a realidade do financiamento pela Caixa e/ou Banco do Brasil, que não é a ideal que se esperava, mas que ainda é a melhor diante do cenário atual. Destacou que as parcelas deverão ser baratas e acessíveis, e que será muito mais vantajosa do que pagar os altos custos dos aluguéis ipiranguenses. “Quem não tem cão caça com gato”, disse Pedro Alessandro para ilustrar sua fala.

A discussão foi ampla entre os vereadores e ressaltaram que este é o primeiro passo dado de um longo caminho até ser concretizado sob a responsabilidade da Prefeitura de Ipiranga do Norte/MT. Assista a discussão e maiores explicações:

Vereadores cobram o Poder Executivo sobre a limpeza urbana do município

por imprensa — publicado 27/08/2019 11h45, última modificação 28/08/2019 12h37

Na última segunda-feira, 26 de agosto, na 26° sessão ordinária, vereadores cobram do Poder Executivo,  limpeza urbana e a retirada dos big bags que estão expostos em terrenos baldios e em frente casas de munícipes, sem serem recolhidos. E com isso os vereadores lamentam sobre o desleixo com relação a limpeza urbana do município. 

Vereador Junior Federice pede melhoria na iluminação pública da Avenida Amazonas

por imprensa — publicado 03/09/2019 08h10, última modificação 03/09/2019 09h16
Vereador Junior Federice pede melhoria na iluminação pública da Avenida Amazonas

Assessoria de imprensa

Na última Sessão Ordinária realizada na segunda-feira (02), o vereador Junior Federice, apresentou a Indicação N. 059/2019, onde pede iluminação pública na Avenida Amazonas.

Na tribuna ele defendeu a indicação. "Esta indicação se faz necessária pelo fato de que iluminação pública é essencial para qualidade de vida das pessoas, atuando como instrumento de cidadania, permitindo aos habitantes da citada Avenida desfrutar, plenamente, da via pública no período noturno", explicou o vereador autor.

Ainda defendendo a necessidade de melhoria, Federice falou da importância da iluminação para segurança dos munícipes.
"A iluminação pública ocupa um papel fundamental com relação à segurança, ela inibirá a criminalidade, além de embelezar a Avenida e assim, possibilitar novos investimentos nesta área. Por outro lado todos os moradores ipirangueses pagam em suas faturas de energia a contribuição de iluminação pública e logo se trata de dever da administração pública este investimento, contribuindo, assim, para o desenvolvimento social e econômico da população", ressaltou ele.
A indicação segue agora para o executivo.

Vereadores debatem sobre multas referente a regularização fundiária

por imprensa — publicado 04/09/2019 09h55, última modificação 04/09/2019 12h06
Vereadores debatem sobre multas referente a regularização fundiária

Assessoria de imprensa

Na última sexta (30), na 26° sessão ordinária, vereadores debatem sobre as taxas de juros e multas referente a regularização fundiária, que, conforme esclarecimentos do poder executivo, terá um próximo aumento de 9% em cima do valor venal do terreno.

E conforme esclarecimentos, o munícipe que não regularizar o seu terreno e não pagar a multa está sujeito a sofrer retomada do próprio terreno.

E com isso os vereadores se reunirão para fazer uma reunião com o Executivo e tomarem providencias sobre o mesmo.

Vereador Marcos Vargas expressa a sua opinião com relação ao pórtico da entrada do município

por imprensa — publicado 04/09/2019 10h45, última modificação 04/09/2019 12h06

Na última sexta (30), na 26° sessão ordinária, vereador Marcos Vargas vem a tribuna expressar a sua opinião em relação ao pórtico da entrada do município, com suas palavras o vereador diz ser contra.

“Esse pórtico não serve para nada, foi investido R$ 122.500 em uma obra mal planejada, que nem se quer foi inaugurada”

Deixando claro a sua indignação faz uma petição para que não coloque o nome dele na placa de inauguração.

Vereadores cobram esclarecimentos do executivo com relação as estradas rurais do município

por imprensa — publicado 04/09/2019 10h55, última modificação 04/09/2019 12h05
Vereadores cobram esclarecimentos do executivo com relação as estradas rurais do município

Assessoria de imprensa

Na última segunda (02), na 27° sessão ordinária, vereadores vem a tribuna e cobram esclarecimentos do executivo com relação as estradas rurais do município.

Pois em pouco tempo se inicia o período das chuvas e fica mais difícil fazer a manutenção das estradas e estamos próximo da safra e para um bom escoamento da produção as estradas em bom estado é algo primordial.

Secretario de saúde presta informações sobre os trabalhos executados em 2019

por imprensa — publicado 10/09/2019 08h19, última modificação 10/09/2019 08h19
Secretario de saúde presta informações sobre os trabalhos executados em 2019

Assessoria de imprensa

Na ultima segunda (09) na 28° sessão ordinária, secretario de saúde Rogerio Noro, vem em tribuna apresentar relação de serviços prestados em 2019 pela secretaria.

Vereadores discutem sobre anuncio feito pelo Executivo com relação a multa sobre o lixo em bags

por imprensa — publicado 12/09/2019 09h03, última modificação 12/09/2019 09h03

Na última segunda (09) na 28° sessão ordinária, vereadores debatem e vem em tribuna cobrar esclarecimentos do Poder Executivo com relação a multa imposta sobre munícipes que colocarem lixos em bags em frente das casas.
Deixando claro que o anuncio feito pelo Executivo está errado, pois não irá ser cobrado multas da forma em que foi anunciado.

Convocação para a audiência publica da LDO

por imprensa — publicado 17/09/2019 08h36, última modificação 17/09/2019 08h36

O presidente da câmara de vereadores de Ipiranga do Norte, Sr. Eluir Cavassin, vem convocar toda a população para comparecer na audiência pública da LDO, que será realizada no dia 18/09/19 as 19h no plenário da câmara municipal.

Secretario de obras fala sobre o andamento da secretaria e sobre as próximas programações

por imprensa — publicado 17/09/2019 12h20, última modificação 17/09/2019 12h20

Na última segunda-feira (16) na 29° sessão ordinária, foi convocado pelo presidente da casa a presença do secretario de obras para prestar esclarecimentos dos trabalhos executas pela secretaria de obras e as próximas execuções até o final do ano de 2019.
Em debate onde os vereadores fizeram questionamentos sobre a programação da secretaria.

Onde os principais questionamentos foram sobre as estradas rurais, limpeza urbana, Parque das Emas, Patio de estacionamento de caminhos na Louis Deyfus, entre outros assuntos.

Secretária de ação social presta informações sobre a secretaria

por imprensa — publicado 24/09/2019 09h40, última modificação 24/09/2019 10h01

Na ultima segunda-feira (23), na 30° Sessão Ordinária, apos convite do presidente da câmara de vereadores de Ipiranga do Norte, Sr. Eluir Cavassin, a secretária de ação social Sra. Walkyria Lacerda veio a câmara prestar informações sobre a secretaria e os segmentos como, habitação, assistência social, oficinas entre outras áreas e assuntos.

Audiência Pública referente ao PCCS

por imprensa — publicado 24/09/2019 11h36, última modificação 24/09/2019 11h36

O Senhor Eluir Cavassin, Presidente da Câmara Municipal de Ipiranga do Norte, Estado de Mato Grosso, vem pelo Presente EDITAL, convocar os Senhores Vereadores e a População em geral para a AUDIÊNCIA PÚBLICA, que tem como finalidade específica discutir o Plano de Cargos, Carreiras e Salários dos Servidores Municipais - PCCS.

 Data da Audiência: 25 de setembro de 2019 – Quarta-Feira

Horário: 19h00min

Local: Plenário da Câmara Municipal de Ipiranga do Norte/MT.

 

Vereador Junior Federice faz indicação referente a calçamento no estacionamento em frente a Secretária de Educação e do novo Ginásio no Município

por imprensa — publicado 25/09/2019 08h55, última modificação 25/09/2019 09h53

O vereador Junior Federice apresentou a indicação N° 062/2019, onde pede calçamento no estacionamento em frente a Secretária de Educação e do novo Ginásio no Município.

Como justificativa o vereador explana, "Essa indicação se faz necessária pelo fato de que o calçamento atenderá satisfatoriamente a toda nossa população e contribuirá para o desenvolvimento e urbanização do nosso município."

Ainda defendendo a necessidade de melhoria, Junior falou da importância do calçamento para um melhor fluxo e evitara problemas de saúde dos munícipes.

"Ainda evitará que os moradores, educadores, pais e alunos sofram com a lama no período das águas e com a poeira no período de estiagem, evitando até problemas de saúde e também prejudica a trafegabilidade de pedestres", ressaltou ele.

A indicação segue agora para o executivo.


Vereador Eluir Cavasin faz indicação sobre a necessidade da criação de espaço social de lazer

por imprensa — publicado 08/10/2019 12h05, última modificação 08/10/2019 12h06

Na ultima segunda-feira (07), na 31° Sessão Ordinária, o vereador Eluir Cavasin, apresentou a Indicação N. 064/2019, onde fala sobre a necessidade de criação de um espaço social de lazer acessível a todos munícipes próximo ao córrego da cascalheira, localizado no perímetro urbano, do município.

Assim defendeu a indicação. "Com objetivo de beneficiar a população do nosso município com um espaço social acessível a todos". Teve como justificativa o vereador autor.

Tendo em vista essa necessidade o vereador detalha a indicação..

"Nesse espaço teria piscinas naturais, e alguns quiosques para as pessoas se distraírem sem precisar sair pra cidades vizinhas". ressaltou ele.
A indicação segue agora para o executivo.

Vereador Eluir Cavasin faz indicação referente a necessidade de instalar grades de proteção e prevenção nas bocas dos bueiros

por imprensa — publicado 08/10/2019 12h44, última modificação 08/10/2019 12h44

Na ultima segunda-feira (07), na 31° Sessão Ordinária, o vereador Eluir Cavasin, apresentou a Indicação N. 063/2019, onde fala sobre a necessidade de instalar grades de proteção e prevenção nas bocas dos bueiros, do município.

Como justificativa o Vereador ressalta essa necessidade. "Esta indicação, se faz necessária, por estarem sendo arrastados para as bocas dos bueiros, folhas e outros entulhos que causam o seu entupimento."

Sendo assim defendeu a indicação. "Com a proteção na boca dos bueiros se evitará que o lixo, folhas e outros entulhos se acumulem no interior do bueiro e cause o entupimento, bem como não se proliferem de insetos e outros animais causadores de doenças, e tornando mais fácil a limpeza desses bueiros" explanou ele.

A indicação segue agora para o executivo.

Secretario e equipe da SAAE comparece a câmara após convite para prestar informações sobre os serviços

por imprensa — publicado 22/10/2019 09h45, última modificação 22/10/2019 12h43

Na ultima segunda-feira (21), na 32° Sessão Ordinária, apos convite do presidente da câmara de vereadores de Ipiranga do Norte, Sr. Eluir Cavassin, o secretário e a equipe do SAAE veio a câmara prestar informações sobre a mesma.
Onde os vereadores fizeram perguntas dos seguintes assuntos:

Quebra de calçamentos para manutenção; Ligações em terrenos baldios sem projeto de construções; Custos e gastos; Qualidade da água; Necessidades; Planejamentos para o ano de 2020; Reservatório de água, poços e Investimentos.

Todas as perguntas foram respondidas com clareza e transparência.

Presidente da câmara cobra do Executivo manutenção nas estradas rurais do município

por imprensa — publicado 23/10/2019 10h21, última modificação 23/10/2019 10h21

Na ultima segunda-feira (21), na 32° Sessão Ordinária, o Presidente da câmara Sr. Eluir Cavassin, veio em tribuna cobrar o Executivo sobre a manutenção das estradas rurais.

Em tribuna, o Presidente da câmara se revolta pelo fato do Executivo não estar dando prioridade na manutenção das estradas, onde está se aproximando o período do pico da chuva e grande parte das estradas ainda não está em bom estado.

Ainda em tribuna, Cavassin fala que por motivos de Contenção de gastos imposta pelo Executivo, a secretaria de obras fica limitada na execução dos serviços.

"Estamos em época de inicio de safra, onde o fluxo de veículos pesados são maiores então por esse motivo as estradas rurais do município tem que ser priorizadas."

Vereadores pedem mais apoio a secretaria municipal de obras e aguarda respostas do Executivo.

Vereadores vão à Brasília e conseguem destinação de emendas parlamentares para Ipiranga do Norte

por imprensa — publicado 23/10/2019 12h57, última modificação 23/10/2019 12h57

Vereadores do município de Ipiranga do Norte estão preocupados com as demandas do município, e em busca de suprir essas demandas viajaram a capital do federal em busca de emenda parlamentar que possa suprir as demandas e ir de encontro com os anseios da sociedade como todo.

Os vereadores Marcos Augusto Vargas, Pedro Alessandro e Valdecir Strada estiveram em Brasília nos dias 15,16 e 17, e lá visitaram vários gabinetes dos deputados federais da bancada de Mato Grosso em busca de emendas.

Os vereadores obtiveram êxito junto aos deputados Juarez Costa e Rosa Neide.

O deputado federal Juarez Costa através de emenda parlamentar destinou ao município uma Ônibus, que ira atender as demandas da secretaria de Educação esporte e Cultura, bem como atender as demandas das entidades.

Ainda na capital federal os vereadores visitaram o gabinete da deputada federal Rosa Neide, que também atendendo ao pedido dos vereadores destinou uma emenda parlamentar no valor de R$ 150, 000,00 (cento e cinqüenta mil reais) para atender as demandas da secretaria de saúde do município.

Vereadores de Ipiranga do Norte se reúnem com o executivo em busca de uma solução para programação de coleta de lixos no município

por imprensa — publicado 29/10/2019 14h55, última modificação 29/10/2019 14h55

Hoje terça-feira (29) pela manha foi realizada uma reunião com os vereadores juntamente com o Poder Executivo, sendo representado pelo Secretario de administração do município Sr. Marcelo Bresolin.

Na reunião foi levantado o assunto da coleta dos big bags no perímetro urbano do município, juntamente com um representante da secretaria de obras, onde foi ajustado a programação da próxima coleta.

Deixando ressaltado que, é dever do munícipe colocar no big bag somente, galhos, folhas e gramas, pois o os mesmos serão destinados para um determinado local adequado para esse tipo de lixo.

Observando que, já foram encontrados animais mortos e lixos domésticos dentro dos bags sendo que a coleta é somente para os lixos os citados acima (galhos, folhas e gramas).

A programação de coleta sera separadas por setores.

Iniciando no dia 04 à 15 de novembro no setor dos pássaros e setor das frutas e do dia 16 à 30 de novembro no setor das árvores e setor das flores.

Vereador Fabiano do Povo reclama das câmeras de segurança do município

por imprensa — publicado 30/10/2019 11h10, última modificação 30/10/2019 11h10

Na última segunda-feira (29) na 34° Sessão Ordinária, o vereador Fabiano do Povo vem a tribuna expor a sua indignação com relação ao funcionamento das câmeras de segurança do município.

Revoltado com a situação, Fabiano reclama, "Foi gasto um valor alto para a colocação dessas câmeras e quando realmente precisa acabamos descobrindo que não está funcionando".

Com esse mal funcionamento, acaba dificultando o trabalho dos policiais militares do município, pois quando ocorre algum delito e não tem testemunhas, o trabalho das câmeras de segurança seria algo crucial.

Com o apoio dos demais vereadores, essa petição para o concerto das câmeras segue para o Executivo.

Mesa diretora da câmara municipal vai em busca recursos na capital federal

por imprensa — publicado 07/11/2019 12h25, última modificação 07/11/2019 12h38

Na última segunda-feira (04) a mesa diretora da câmara municipal que é composta pelo Presidente Sr. Eluir Cavassin, Vice-Presidente Sr. Jacir Laureano e o Primeiro secretário Sr. Fabiano Arlindo, se deslocaram rumo a Brasília, em busca de melhorias para o município.
Na quarta feira (06), tiveram presente na audiência pública que teve como tema a Lei Kandir e ameaça da PEC 42/19, Juntamente com Deputado Estadual Xuxu Damolin, Deputado Federal Nelson Barbudo e com o suplente do Senador Gilberto Possamaia.
No mesmo dia junto com do Deputado Federal Dr. Leonardo fizeram cobrança para melhoria da saúde do município.
Ressaltando e agradecendo o Deputado Nelson barbudo pela emenda que destinou cem mil reais para melhoria da saúde de Ipiranga do Norte.

Reforma e Estruturação do Estatuto e Plano de Cargos Municipal - LEIS APROVADAS

por imprensa — publicado 19/11/2019 13h35, última modificação 23/01/2020 11h44

Secretario de Coordenação Geral do município presta informações sobre a secretaria

por imprensa — publicado 21/11/2019 09h55, última modificação 21/11/2019 09h55

Na última segunda-feira (18) na 37° sessão ordinária, sob convite do Presidente da câmara Sr. Eluir Cavassin, se fez presente o secretario de coordenação geral do município Sr. Marcelo Bresollin para dar informações a cerca da secretaria.
Após a apresentação e as explicações do secretário, foi aberto para os vereadores fazer os seus questionamentos, foram abordados diversos assuntos, como, manutenção das estradas rurais, limpeza urbana, agricultura familiar e chacareiros do setor Parque das Emas, falta de programação com relação as férias de fim de ano dos servidores, Câmeras de segurança que estão com defeito, faixa de pedestre em frente as escolas, habitação (casas populares), área para o lixão, postos de saúde com falta de manutenção, entre outros assuntos.
Segundo o secretário, todos esses questionamentos serão repassados para os setores responsáveis.

Projetos referente aos servidores municipais foi apresentado na 38° sessão ordinária

por imprensa — publicado 27/11/2019 10h29, última modificação 27/11/2019 10h29

Na ultima segunda-feira (25) na 38° sessão ordinária, os servidores da prefeitura, secretária de saúde e da secretaria de obra e marcaram presença na sessão que teve como pauta a apresentação do projeto de reforma da estrutura administrativa da prefeitura, estruturação do plano do cargos e carreiras e remunerações dos servidores públicos do município e o estatuto dos servidores do município.

Após o projeto ser passado para a câmara de vereadores no dia 18 de Novembro, vem sendo feita diversas reuniões e alteração para chegar a um projeto igualitário para todos os servidores.

O projeto está em análise e discussão na câmara municipal, juntamente com os profissionais da área da educação e os demais servidores municipais.

CÂMARA MUNICIPAL PRESTA HOMENAGEM COM ENTREGA DE MOÇÃO DE APLAUSOS E TITULO DE CIDADÃO HONORÁRIO

por imprensa — publicado 13/12/2019 10h14, última modificação 13/12/2019 10h14

Em sessão solene realizada nas noites dessa segunda-feira (11) e terça-feira (12), a Câmara Municipal de Vereadores do município de Ipiranga do Norte Prestou homenagem a 95 pessoas por serviços prestados à comunidade ou conquistas alcançadas e que ajudou a levar o nome do município para fora de suas divisas.

Foram homenageados com moção de aplausos grupo municipal de dança Ipidance onde alcançaram diversas conquistas dentro e fora do estado.

Modalidades esportivas de handebol e futsal do município onde foram levados ao pódio em diversos campeonatos e assim como a dança, levaram o nome do nosso município à diversas conquistas.

Após a entrega das moções de aplausos, foi dado início a entrega dos títulos de cidadãos honorários se iniciando pelo Sr. Orcival Golveia Guimarães, proprietário da Fazenda Nossa Senhora Aparecida, este que vem ampliando as suas atividades e investimentos, no que se refere a plantio, hoje planta 11.200 hectares no município de Ipiranga, como a implantação de uma algodoeira no município o que se resulta em arrecadação de 220 empregos diretos.

Sra. Clarinda Mendes Candido onde atuou voluntariamente como liderança na pastoral da criança durante 15 anos ajudando diversas famílias dentro e fora do município, entregando a liderança em 2012 à também homenageadas, Sra. Inês Kunzler que desde a posse vem ajudando as famílias carentes em especial as crianças e gestantes auxiliando com apoio solidário, repassando doações, orientações e cuidando da alimentação da população e contribuindo no combate à desnutrição e cuidados com a saúde e na prevenção de doenças.

Recebendo o título também, o Sr. Cesar Roberto Schevinsk, proprietário do Armazém Sargel, implantado no município em 1997, trazendo desenvolvimento para a região que tinha dificuldades de transportar a produção, colaborou também para a construção das pontes de madeiras do rio Verde, Rio São Paulo e Rio Branco. Ajudou na construção de linhas elétricas, divulgou na rádio sorriso o distrito de Ipiranga, incentivando e contribuindo para emancipação do atual município de Ipiranga do Norte.

E também sendo homenageado, o Sr. Elusemar Maggi Scheffer, proprietário da fazenda Vale onde cultiva milho, soja e algodão, que atualmente conta com 280 colaboradores. Recentemente comprou a fazenda Tupi onde também cultiva milho, soja e algodão e emprega mais de 170 colaboradores gerando progresso e desenvolvimento para o município. Esse conjunto de fazendas que possui no estado leva o nome de Grupo Bom Futuro.

 

Presidente da câmara Sr. Eluir Cavassin esteve em reunião com o secretário de saúde, referente ao recurso que será destinado a saúde

por imprensa — publicado 13/12/2019 13h55, última modificação 13/12/2019 14h41

Na ultima quinta-feira (12) o Presidente da câmara Sr. Eluir Cavassin esteve em reunião com o secretário de saúde, referente ao recurso de 345 mil que irá ser destinado para a secretaria municipal de saúde.

A Prefeitura receberá da câmara  devolução estimada de aproximadamente 350 mil reais.

O recurso faz parte da economia que o legislativo conseguiu fazer do valor repassado mensalmente pelo Executivo Municipal. O Presidente Sr. Eluir Cavassin valoriza e apoia a capacitação dos funcionários servidores da câmara Municipal, portanto essa economia não impacta na valorização dos mesmos. O duodécimo do legislativo municipal em 2019 foi de 1.951.111,42.

Este recurso, de aproximadamente 345 mil, correspondente a 17,68% do duodécimo repassado à câmara este ano para o custeio do legislativo estão sendo devolvidos pelo presidente para a prefeitura.

"Vamos devolver este recurso para ser investido na melhoria da cidade e esperamos que o prefeito utilize em beneficio da nossa população para a Secretaria  de saúde para realização de exames de media complexidade de pacientes que aguardam na fila de espera", disse o presidente.

Ações do documento