7 DE SETEMBRO - DIA DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL

por Imprensa01 — publicado 07/09/2022 13h51, última modificação 07/09/2022 13h51

A independência do Brasil aconteceu em 1822, tendo como grande marco o grito da independência que foi realizado por Pedro de Alcântara (D. Pedro I durante o Primeiro Reinado), às margens do Rio Ipiranga, no dia 7 de setembro de 1822. Com a independência do Brasil declarada, o país transformou-se em uma monarquia com a coroação de D. Pedro I.

Foi o processo histórico de separação entre o então Reino do Brasil e Portugal, que ocorreu no período de 1821 a 1825, colocando em violenta oposição as duas partes (pessoas a favor e pessoas contra). As Cortes Gerais e Extraordinárias da Nação Portuguesa, instaladas em 1820, como consequência da Revolução Liberal do Porto, tomam decisões, a partir de 1821, que tinham como objetivo reduzir a autonomia adquirida pelo Brasil, o que na prática o faria retornar ao seu antigo estatuto colonial.

Com toda a certeza, você conhece a frase “Independência ou morte!”. Mas sabia que ele é apenas o final do Grito do Ipiranga, dado por Dom Pedro em 7 de setembro de 1822?

“Amigos, as Cortes Portuguesas querem escravizar-nos e perseguir-nos. A partir de hoje as nossas relações estão quebradas. Nenhum vínculo nos une mais”, começou ele.

Logo após, arrancou a braçadeira azul e branca que usava, símbolo de Portugal, e continuou: “Tirem suas braçadeiras, soldados. Viva à independência, à liberdade e à separação do Brasil.”

Por fim, desembainhou a espada e exclamou: “Pelo meu sangue, pela minha honra, pelo meu Deus, juro promover a liberdade do Brasil. Independência ou morte!”


fontes:https://www.fashionbubbles.com/datas-comemorativas/frases-de-7-de-setembro/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Independ%C3%AAncia_do_Brasil

https://brasilescola.uol.com.br/historiab/independencia-brasil.htm


Hoje, dia 07 de Setembro de 2022 comemoramos 200 anos de independência.

Que nossa ordem sempre contribua para o progresso do nosso país! Feliz 7 de Setembro!