Evento lembra os 10 anos do movimento Grito do Ipiranga
O movimento Grito do Ipiranga completa dez anos este ano e será lembrado em um evento no dia 21 de abril, às 9h, no Centro de Tradições Gaúchas (CTG) no município de Ipiranga do Norte (475 km ao norte de Mato Grosso), onde tudo começou. A Federação da Agricultura e Pecuária (Famato) apoia esta iniciativa e irá colaborar na organização do evento que marca a data. A iniciativa é do Sindicato Rural em parceria com a prefeitura municipal, Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) e CTG.
Durante a solenidade será feita a leitura oficial do manifesto do Grito 10 anos denominada "Carta de Ipiranga". A carta relata as dez principais reivindicações proclamadas na época e traz uma retrospectiva e uma avaliação precisa do que foi "amenizado" e os problemas que permanecem insolúveis até os dias atuais.
De acordo com o presidente do Sindicato Rural de Ipiranga do Norte Valcir Batista, o objetivo do evento é lembrar os 10 anos do Grito, assim como sensibilizar os poderes constituídos e as lideranças rurais do estado em favor da agricultura mato-grossense.
O evento, que nasceu em 2006, foi um manifesto de agricultores que bloqueou a BR-163 por vários dias, entre Sinop e Sorriso. Na época, os agricultores protestaram pedindo a renegociação de dívidas rurais, políticas de sustentação, como preços mínimos, conservação das BRs, fiscalização, mais infraestrutura de transportes para Mato Grosso e outros.
Na avaliação do presidente, os agricultores de Ipiranga do Norte vivem uma situação semelhante ao que aconteceu há 10 anos. "Naquela época perdemos a safra devido ao excesso de chuvas, o prejuízo foi imensurável e o endividamento sangrou diretamente o agronegócio do médio norte do estado. Agora a história se repete. Tivemos mais um colapso financeiro em decorrência da crise que se instalou no nosso país e da falta de políticas agrícolas. Com a seca perdemos a safra e mais uma vez nos vemos endividados", apontou Batista.
Batista lamenta a estiagem que se abateu no município causando graves problemas de produtividade. "Aqui são 700 propriedades rurais que vivem diretamente da agricultura e infelizmente tem produtor que colheu 15 sacas por hectare, sendo que em anos anteriores a colheita chegou a 60 sacas por hectare. A situação é lamentável, com a baixa produtividade fica impossível cumprir os compromissos financeiros. O preço de comercialização da soja é bom, porém não temos produção para vender", lamentou.
Valcir Batista espera que esse evento sensibilize as autoridades políticas para que as reivindicações dos agricultores de Mato Grosso sejam atendidas.
O Grito do Ipiranga originou outro movimento conhecido como Tratoraço que ocorreu em Brasília, no mesmo ano, com mais de 20 mil produtores rurais que ocuparam a esplanada dos ministérios com centenas de tratores.
Fonte: Ascom Famato
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Nota:
De acordo com o Presidente do Legislativo de Ipiranga do Norte/MT, Sérgio Medeiros de Araújo (PSDB) o Governador Pedro Taques (PSDB) foi convidado para o Grito do Ipiranga 10 anos e confirmou a presença no evento.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
SERVIÇO
O que: 10 anos do Grito do Ipiranga
Quando: 21 de abril
Horário: 9h
Local: Centro de Tradições Gaúchas (CTG)
Informações: (66) 3588-1642 / (66) 9985-5440 e pelo e-mail sindipiranga@famato.org.br