Parque das Emas: Vereadores encaminham à Prefeitura de Ipiranga do Norte demandas do setor chacareiro
O setor chacareiro Parque das Emas entrou em pautas nas duas sessões ordinárias de 2023, realizadas nos dias 6 e 13 de fevereiro.
As demandas dos munícipes foram acolhidas pelos vereadores da Casa e encaminhadas à Prefeitura por meio das indicações legislativas n°05, 06 e 08/2023. Confira a seguir:
Indicação n° 005/2023: De autoria de César Damo, aponta a necessidade de pavimentação asfáltica na estrada do Parque das Emas com acesso à Av. Vitória. Em justificativa oral, o vereador explicou que o tráfego é movimentado nesta estrada e sempre há muitos buracos aos quais os motociclistas enfrentam maiores dificuldades. Em apoio no Plenário, o vereador Fábio Tavares complementou que o Parque das Emas e o Buritis estão em grande expansão, com aumento de moradores e necessita de maior atenção.
Indicação n° 006/2023: Também de autoria de César Damo, aponta para a necessidade de regularização fundiária do Parque das Emas. O setor chacareiro possui um problema antigo de documentação da área, que precisa ser regularizada junto ao INCRA para posterior desmembramentos dos lotes. Segundo Damo, alguns pontos do Parque das Emas é desprovido de energia elétrica, embora haja iluminação pública, devido aos problemas documentais que não autorizam a Energisa a interligar as residências à rede.
O vereador Fábio Tavares também se pronunciou em apoio, e ressaltou que o Município precisa assumir a frente a fim de que o problema seja solucionado, pois a região tornou-se populacionalmente como um “bairro do município” e, ao seu ver, precisa ser considerado urbano. “Não dá mais para postergar”, expressou Fábio.
O 1º secretário Eluir Cavassin, popular Coco, destacou ser preciso fazer um estudo para analisar a realidade dos cidadãos residentes e suas particularidades.
Já o presidente Rogério do Carmo Gabriel, popular Rogério do Gás, enfatizou que em 2023 os poderes municipais devem convocar uma reunião com os moradores a fim de buscar alternativas conjuntas e “iniciar um trabalho árduo, difícil, mas necessário”.
Indicação n° 008/2023: De autoria de Fábio Tavares, indica sobre a necessidade de estudo pluvial e execução nos setores chacareiros do Parque das Emas e Buritis. O tema foi amplamente discutido entre a maioria dos vereadores, havendo um consenso sobre a importância de ações mais duradouras, que solucionem este problema que se repete a cada período chuvoso.
O escoamento das águas da cidade seguem em direção ao Parque das Emas e Buritis. No período de chuvas intensas, ocorrem eventualmente alagamentos nas pequenas propriedades dos setores. Atualmente, a Prefeitura vem realizando medidas paliativas possíveis ao período. Fábio argumentou que, em comparação aos dois últimos anos de maior seca, o volume de água é excedente, mas que esta seria a média da região. "Agora não é a época, mas no período certo consegue deixar aquilo "redondinho"", completou. Portanto, um estudo mais aprofundado seria relevante a fim de considerar o aumento dos drenos, mudanças no coletor principal e, possivelmente, medidas mais duradouras, como uma rede de drenagem em concreto submersa, a exemplo de municípios vizinhos.
Todas as indicações receberam aprovação unânime e encaminhadas ao prefeito Graxa. Assista às sessões completas abaixo: